Física Legal

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Este fórum tem o objetivo de trabalhar a disciplina de Física de uma forma diferenciada com os alunos


+42
Alana Santtos
guilhermeceajor
gabriellli
simone_lima
Julia Danieli
luana batista
willian Lorenzetti
lerrize
diego henrique
leomar_caetano
Ana Julia Guder
andry
luana_patricia
tainá_regina
Érica_Sabrina
patricia_webers
ELIEZER
hector dallanora
maycon
Priscila Silva
janainafernanda_
patrick lorenzetti
Debora Weinfortner
sergio jonatan
gustavoteixeira
vanderleiazahn
suelen santos
gustavo luan
mayara
cleiton_ricardo
Alysson Romão
Paula Bejola
damyrafael
luanapereira
kauan_carvalho
Vagner Antunes
cleipson.alves
yanacarolina
cristian_fiorentin
stéphane vanelli
Thaís Cristina
Admin
46 participantes

    Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 49
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin Seg 04 Nov 2013, 8:01 am

    Caro (a) aluno (a):
    Vivemos num período que muitas vezes fazemos algumas atividades sem pensar que nela a Física está presente, visto que não temos o hábito de análise. As Leis de Newton é um assunto que está muito presente em nossa vida cotidiana, seja, no trânsito, em nosso trabalho, ou onde quer que seja, e devido a falta de conhecimento do assunto não percebemos. Para que tenhamos uma melhor percepção do quanto a Física está presente em nosso meio vamos procurar estudar e desenvolver as atividades sugeridas.

    Com base nos materiais disponibilizados e baseando-se em outras fontes de pesquisa que tenha feito, compartilhe com seus colegas:
    1- O que você pode registrar sobre a 1ª Lei de Newton?

    2- Qual o significado prático de Inércia?

    3- Você consegue encontrar alguma relação com o seu dia a dia entendendo mais sobre esta lei? Qual? Descreva esta situação.


    4- Depois de ter estudado sobre a Lei da Inércia, em sua opinião qual a importância de conhecê-la? Escreva.

    Não precisa ficar focado somente nas Leis de Newton, busque informações interessantes, desde os estudos iniciais sobre o assunto, em quais ramos ela está presente, como funciona, ou seja, procure ser criativo não ficando apenas nas informações que todos sabem.

    Para participar é necessário você clicar em Responder e depois em Enviar.

    obs.: Para a atividade ser concluída é necessário que você de sua resposta pessoal e comentar a resposta de pelo menos dois colegas. Para comentar a resposta do colega é necessário clicar em citar.
    "Um fórum só é rico quando todos participam".


    Ao Participarem não esqueçam de colocar o número e a série em que estudam.

    LEMBREM-SE: NÃO VALE CÓPIA.


    Materiais:
    Texto informativo sobre Aquaplanagem.


    Mais Curiosidades

    Thaís Cristina
    Thaís Cristina


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 28/02/2014

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Thaís Cristina Seg 17 Mar 2014, 7:00 pm

    A 1° lei de newton tem 2 partes, a 1° parte em que se um objeto estiver parado e não aplicarem nenhuma força contra ele, ele continuara parado ,e a 2° parte que se um objeto estiver em movimento e nada for colocado na frente ele continuara em movimento.
    O significado pratico de inércia é a ação contra a aceleração.
    Relação da lei da inercia com o meu dia a dia pode se dar pelo movimento da bicicleta que se nos não pedalarmos ou empurrarmos ela não sai do lugar , da mesma forma que se não apertarmos o freio ela não vai parar.
    A importância de conhecermos a lei da inercia e para nos podermos conhecer e saber o porque quando aplicamos alguma força em um objeto ele para ou se move .



    NUMERO: 28
    SERIE: 1° B
    stéphane vanelli
    stéphane vanelli


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo, PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Discutindo a Primeira Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli Seg 17 Mar 2014, 8:24 pm

    A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Em um segundo exemplo, podemos citar o trânsito. Suponhamos que alguém esteja andando, em um carro, em alta velocidade debaixo de chuva; em determinada curva o carro desliza e o motorista perde o controle do automóvel. Este, para não bater em outro carro quem vem na contramão, dá uma freada brusca e é arremessado para frente.
    No caso citado, a água da chuva presente no asfalto associada a alta velocidade, faz com que o veículo perca o atrito ao solo e acabe deslizando. Já o motorista, é arremessado para frente, pois a tendência é que ele continue em movimento, na velocidade em que o carro estava.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia  também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes e mortes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc.

    Aluna:Stéphane Vanelli da Silva
    Nº28
    Turma: 1º A.
    cristian_fiorentin
    cristian_fiorentin


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 12/02/2014
    Idade : 25

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  cristian_fiorentin Ter 18 Mar 2014, 10:38 am

    A Primeira Lei de Newton pode ser enunciada como. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que sobre eles passe a atuar uma força resultante . E um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tente a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Que o estado de repouso é uma tendência natural e que ele só é alterado devido a aplicação da força é uma afirmação relativamente fácil de aceitar pois está de acordo com muitas observações cotidiana
    Um corpo sempre oferece resistência a alteração em seu estado em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme. Essa resistência denominada inercia e é uma características do corpo.......

    Aluno: Cristian Fiorentin
    N:05
    Turma: 1° “B”
    yanacarolina
    yanacarolina


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 24

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  yanacarolina Ter 18 Mar 2014, 4:43 pm

    A primeira Lei de Newton  pode ser explicada como: se não aplicarmos uma força sobre um objeto parado, ele não se movera. Da mesma forma se não interrompermos um objeto em movimento ele não irá parar.
    O significado de inércia é a ação que é contra a aceleração, que pode ser explicada pelo movimento contrario do corpo numa curva de um carro.
    A relação da inércia no meu dia a dia pode ser comparada ao skate, pois se não nos impulsionarmos ele não irá se mover, e se não colocarmos o pé no chão ele não irá parar.
    Eu concordo que seja importante o estudo da lei da inércia porque assim sabemos o porque de quando aplicamos uma força ou cessamos a mesma, o objeto se move ou para.

    Nº: 31
    Serie: 1º “A”
    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 49
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin Ter 18 Mar 2014, 9:21 pm

    Thaís Cristina escreveu:A 1° lei de newton tem 2 partes, a 1° parte em que se um objeto estiver parado e não aplicarem nenhuma força contra ele, ele continuara parado ,e a 2° parte que se um objeto estiver em movimento e nada for colocado na frente ele continuara em movimento.
    O significado pratico de inércia é a ação contra a aceleração.
    Relação da lei da inercia com o meu dia a dia pode se dar pelo movimento da bicicleta que se nos não pedalarmos ou empurrarmos ela não sai do lugar , da mesma forma que se não apertarmos o freio ela não vai parar.
    A importância de conhecermos a lei da inercia e para nos podermos  conhecer  e saber o porque quando aplicamos alguma força em um objeto ele para ou se move .



    NUMERO: 28
    SERIE: 1° B

    Olá Thaís
    Sua resposta ficou adequada, você colocou algumas informações importantes, porém penso que poderia aprofundá-la um pouco mais no assunto.
    att,
    Professor Sandro
    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 49
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin Ter 18 Mar 2014, 9:28 pm

    stéphane vanelli escreveu:A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Em um segundo exemplo, podemos citar o trânsito. Suponhamos que alguém esteja andando, em um carro, em alta velocidade debaixo de chuva; em determinada curva o carro desliza e o motorista perde o controle do automóvel. Este, para não bater em outro carro quem vem na contramão, dá uma freada brusca e é arremessado para frente.
    No caso citado, a água da chuva presente no asfalto associada a alta velocidade, faz com que o veículo perca o atrito ao solo e acabe deslizando. Já o motorista, é arremessado para frente, pois a tendência é que ele continue em movimento, na velocidade em que o carro estava.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia  também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes e mortes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc.

    Aluna:Stéphane Vanelli da Silva
    Nº28
    Turma: 1º A.

    Olá Stéphane
    Sua resposta ficou interessante, você conseguiu destacar muitas informações importantes. Portanto considero que você concluiu a atividade a contento, porém se quiser acrescentar algo ainda, fique a vontade.
    att,
    Professor Sandro
    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 49
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin Ter 18 Mar 2014, 9:32 pm

    yanacarolina escreveu:A primeira Lei de Newton  pode ser explicada como: se não aplicarmos uma força sobre um objeto parado, ele não se movera. Da mesma forma se não interrompermos um objeto em movimento ele não irá parar.
    O significado de inércia é a ação que é contra a aceleração, que pode ser explicada pelo movimento contrario do corpo numa curva de um carro.
    A relação da inércia no meu dia a dia pode ser comparada ao skate, pois se não nos impulsionarmos ele não irá se mover, e se não colocarmos o pé no chão ele não irá parar.
    Eu concordo que seja importante o estudo da lei da inércia porque assim sabemos o porque de quando aplicamos uma força ou cessamos a mesma, o objeto se move ou para.

    Nº: 31
    Serie: 1º “A”

    Olá Yana
    Sua resposta ficou adequada, você conseguiu colocar algumas informações interessantes sobre a Lei da Inércia, porém acredito que poderia se aprofundar mais no assunto, buscando sobre a Inércia no Trânsito e em outras situações práticas.
    att,
    Professor Sandro
    cleipson.alves
    cleipson.alves


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 19/03/2014

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  cleipson.alves Qua 19 Mar 2014, 7:40 am

    A primeira Lei de Newton pode ser dita como, um corpo permanece en repouso ou en movimento retelínio uniforme a menos que haja uma influênsia externa  atuando sobre ele ou seja cada corpo permanecerá no seu estado natural se nenhuma força ser aplicada sobre ele , um exemplo com a bola e quando ela é impulsionada para frente ela vai querer ficar sempre rolando mais por causa do atrito com o chão e o propio ar en volta dela , ela ira parar , mais como acontesse com foguetes e satélites no espaço eles ficarao a vida toda en movimento , pois no espaço nao tem um movimento contrario ao fogueto ou satélite fazendo que eles estejao sempre em movimento.
    Todo corpo nao vai se movimentar ou parar se nao tiver  uma forsa sobre ele.
    A  lei da inércia é importante para entender o porque o como um corpo se movimenta ou para.

    Aluno:Cleipson Alan Pereira Alves
    Numero: 04
    Ano:1° B
    Vagner Antunes
    Vagner Antunes


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 13/02/2014
    Idade : 25
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo - PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Vagner Antunes Qua 19 Mar 2014, 7:46 am

    A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Isto a maioria dos alunos já prenderam ou tiveram algum contato com este assunto. Mas a questão é : O que é Inércia? E qual a relação que ela tem em nosso cotidiano?
    Primeiramente a Inércia é a resistência oferecida por um corpo, para as alterações em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, em que cada corpo possui uma inércia que lhe é característica.
    A relação que a Inércia tem em nosso cotidiano, pode apresentar vários exemplos. E eu vou relacionar a Inércia ao esporte em que prático o Badminton.
    No Badminton a gente treina a parte física, a técnica, a psicológica e principalmente a parte de movimentação dentro de quadra, que está relacionada a Inércia, em que sempre o nosso professor explica que devemos sair da posição da inércia, ou seja, invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, com isto  conseguindo surpreender o adversário chegando nas petecas mais rápido.
    Por isso é importante conhecer a 1° Lei de Newton , que através dela podemos ter melhores resultados no esporte e principalmente no Badminton, que ao sair da posição da inércia, que é estar totalmente parado, a força que o atleta deverá aplicar tende a ser menor e com isso ele ganha em seu estado físico. Very Happy


    Aluno: Vagner Antunes
    N°: 30
    Turma: 1° B
    kauan_carvalho
    kauan_carvalho


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 25
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  kauan_carvalho Qua 19 Mar 2014, 9:39 am


    A 1° Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: um corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que esta em movimento retilíneo ou uniforme tende a continuar em movimento retilíneo e uniforme a menos que sobre ele passe uma força resultante. A Inércia é a ação contra a aceleração. Em relação ao meu cotidiano é quando estou parado em um semáforo com um carro, todos pensam que meu corpo vai para trás, mas na verdade ele tende a permanecer parado e quando eu engato a 1° marcha e o carro se desloca para frente eu tenho a tendência a permanecer na posição inicial. E se um carro estiver em uma velocidade de 100 Km/h e tiver que dar uma freada brusca meu corpo tenderá a permanecer em movimento se deslocando para frente.
    Enfim, posso concluir que a 1° Lei de Newton é muito importante em meu cotidiano, pois podemos evitar vários acidentes e mortes ao usarmos cintos de segurança.

    Aluno: Kauan Aparecido de Carvalho
    N°: 16
    Turma: 1° B.
    luanapereira
    luanapereira


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  luanapereira Qua 19 Mar 2014, 11:04 am

    A Primeira Lei de Newton, pode ser interpretada como: se um corpo está em repouso, terá tendência a continuar em repouso até que alguma força atue sobre ele. Por outro lado, se o corpo estiver em movimento retilíneo e uniforme, terá também a tendência de continuar o movimento, até que uma força atue sobre si. Já Inércia é a tendência do corpo permanecer seu estado natural, só irá mudar seu estado, quando uma força ser aplicado ao corpo.
    Exemplos: se estiver apenas o motorista no carro sem o cinto de segurança, e ocorrer uma colisão frontal o ocupante vai bater no painel e no vidro pois seu corpo estará em movimento, por isso deve usar o cinto de segurança. O mesmo acontece com o piloto de moto em movimento que freando bruscamente.  
     Por isso tudo, o estudo da Primeira Lei de Newton é importante no nosso cotidiano, por que sabemos a aplicação de forças no corpo e podemos evitar acidentes.




    Aluna: Luana Pereira Martins
    N°: 17
    Série: 1°A
    damyrafael
    damyrafael


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo-Pr

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  damyrafael Qua 19 Mar 2014, 11:06 am

    A Primeira Lei de Newton, ou Princípio de Inércia, pode ser resumida em: um corpo que está em repouso, tende a permanecer em repouso se nenhuma força resultante estiver sobre ele. E um corpo que está em movimento tende permanecer em movimento uniforme ou retilíneo se nenhuma força permanecer sobre ele. Isto quem estuda   Física ja sabe ou leram sobre isso, más as perguntas são: "O que é Inércia ?" "E qual a relação com o nosso dia a dia ?"
    O que posso explicar sobre Inércia é, um corpo que estiver em repouso ou em movimento uniforme ou retilíneo tende a permanece nesses estados se nenhuma força resultante estiver sobre eles.
    Exemplo de Inércia no nosso dia a dia, uma pessoa que estiver andando de bicicleta em alta velocidade for fazer uma curva muito deitada e tiver pedrinhas, terra e também um carro vindo contramão ela vai ter que bruscamente brecar a bicicleta para não bater no carro.
    No caso citado a terra ou as pedrinhas juntamente com a velocidade vão fazer que a bicicleta perca o atrito com o chão e acabe deslizando. E a pessoa que conduzia a bicicleta vai cair e continuar em movimento na velocidade em que a bicicleta estava.
    A Inércia também fala sobre a lei da Gravidade, que altera o estado do corpo em velocidade media, (assunto que estamos estudando).
    Um corpo pode estar em repouso ou em movimento, dependendo do ponto de vista do observador, exemplo: se uma pessoa estiver sentada em uma cadeira sem fazer movimento, em relação a cadeira ela está em repouso, más em relação a terra ela estará em movimento.
    Deu a entender que a 1º Lei de Newton é muito importante para todos, porque sempre estamos aplicando ela em nosso dia a dia sem ao menos perceber.

    Numero: 6
    Série: 1º Ano B
    damyrafael
    damyrafael


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo-Pr

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  damyrafael Qua 19 Mar 2014, 11:14 am

    stéphane vanelli escreveu:A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Em um segundo exemplo, podemos citar o trânsito. Suponhamos que alguém esteja andando, em um carro, em alta velocidade debaixo de chuva; em determinada curva o carro desliza e o motorista perde o controle do automóvel. Este, para não bater em outro carro quem vem na contramão, dá uma freada brusca e é arremessado para frente.
    No caso citado, a água da chuva presente no asfalto associada a alta velocidade, faz com que o veículo perca o atrito ao solo e acabe deslizando. Já o motorista, é arremessado para frente, pois a tendência é que ele continue em movimento, na velocidade em que o carro estava.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia  também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes e mortes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc.

    Aluna:Stéphane Vanelli da Silva
    Nº28
    Turma: 1º A.
    Olá Stéphane Vanelli da Silva.
    Eu concordei com a sua resposta da por ter citado o exemplo do carro, e se todos estiverem usando o cinto de segurança, e se não estiver abuso da velocidade poderiamos evitar muitas mortes, acidentes durante o ano.
    damyrafael
    damyrafael


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo-Pr

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  damyrafael Qua 19 Mar 2014, 11:22 am

    Vagner Antunes escreveu:A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Isto a maioria dos alunos já prenderam ou tiveram algum contato com este assunto. Mas a questão é : O que é Inércia? E qual a relação que ela tem em nosso cotidiano?
    Primeiramente a Inércia é a resistência oferecida por um corpo, para as alterações em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, em que cada corpo possui uma inércia que lhe é característica.
    A relação que a Inércia tem em nosso cotidiano, pode apresentar vários exemplos. E eu vou relacionar a Inércia ao esporte em que prático o Badminton.
    No Badminton a gente treina a parte física, a técnica, a psicológica e principalmente a parte de movimentação dentro de quadra, que está relacionada a Inércia, em que sempre o nosso professor explica que devemos sair da posição da inércia, ou seja, invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, com isto  conseguindo surpreender o adversário chegando nas petecas mais rápido.
    Por isso é importante conhecer a 1° Lei de Newton , que através dela podemos ter melhores resultados no esporte e principalmente no Badminton, que ao sair da posição da inércia, que é estar totalmente parado, a força que o atleta deverá aplicar tende a ser menor e com isso ele ganha em seu estado físico. Very Happy


    Aluno: Vagner Antunes
    N°: 30
    Turma: 1° B
    Olá Vagner Antunes.
    Eu concordei com a sua resposta porque você citou o exemplo do Badminton. a parte de movimentação dos praticantes dentro da quadra, está relacionada a Inércia, ou seja invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, e até nesse simples movimento, de agilidade e rapidez temos presente a Inércia ou seja a 1º Lei de Newton.
    luanapereira
    luanapereira


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  luanapereira Qua 19 Mar 2014, 3:18 pm

    Thaís Cristina escreveu:A 1° lei de newton tem 2 partes, a 1° parte em que se um objeto estiver parado e não aplicarem nenhuma força contra ele, ele continuara parado ,e a 2° parte que se um objeto estiver em movimento e nada for colocado na frente ele continuara em movimento.
    O significado pratico de inércia é a ação contra a aceleração.
    Relação da lei da inercia com o meu dia a dia pode se dar pelo movimento da bicicleta que se nos não pedalarmos ou empurrarmos ela não sai do lugar , da mesma forma que se não apertarmos o freio ela não vai parar.
    A importância de conhecermos a lei da inercia e para nos podermos  conhecer  e saber o porque quando aplicamos alguma força em um objeto ele para ou se move .



    NUMERO: 28
    SERIE: 1° B

    Olá Thaís Cristina
    Sua resposta ta certa e o significado de inércia é: Propriedade que têm os corpos de persistir no estado de repouso (ou de movimento) enquanto não intervém uma força que altere esse estado.
    Paula Bejola
    Paula Bejola


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 25
    Localização : Toledo -PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola Qua 19 Mar 2014, 3:42 pm

    Podemos registrar sobre a primeira lei de Newton que é a Lei da Inércia que ela tem como base o seguinte dizer: Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento se não houver nenhuma interrupção nesses fatores.
    Para ajudar a melhor interpretação dessa lei podemos utilizar exemplos práticos de nossos dia-a-dia tirando do saber estudioso e dando uma pratica mais comum a isso a nossa realidade. Podemos citar como exemplo: Os passageiros de um veiculo que esta em movimento quando é brecado com rapidez são arremessados para frente. Agora podemos se perguntar porque isso ocorre? A resposta simples a isso pode ser dada pela lei da inércia. Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para a frente" do ônibus. Na realidade, a mudança do estado de movimento é apenas do ônibus. Os passageiros simplesmente tendem a manter-se como estavam. Da inércia resultam os ferimentos em acidentes no tráfego. Pode-se também usar a inércia ao nosso favor. O exemplo mais simples é o encaixe do martelo batendo com o cabo contra a mesa. Uma vez em movimento, o martelo preferirá manter-se em movimento, facilitando o encaixe.
    Com o estudo dessa lei podemos observar sua importância de uma forma mais clara e concreta em nosso dia a dia, possuir conhecimentos assim não tem preço ou comparação pois nunca é de mais saber sobre certas coisas, é importante reconhecermos isso no nosso cotidiano pois ajuda na fixação dessa lei e no reconhecimento de sua importância.



    CEAJOR
    1º "A"
    Número da chamada: 24
    Paula Bejola
    Paula Bejola


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 25
    Localização : Toledo -PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola Qua 19 Mar 2014, 3:47 pm

    damyrafael escreveu:
    stéphane vanelli escreveu:A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Em um segundo exemplo, podemos citar o trânsito. Suponhamos que alguém esteja andando, em um carro, em alta velocidade debaixo de chuva; em determinada curva o carro desliza e o motorista perde o controle do automóvel. Este, para não bater em outro carro quem vem na contramão, dá uma freada brusca e é arremessado para frente.
    No caso citado, a água da chuva presente no asfalto associada a alta velocidade, faz com que o veículo perca o atrito ao solo e acabe deslizando. Já o motorista, é arremessado para frente, pois a tendência é que ele continue em movimento, na velocidade em que o carro estava.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia  também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes e mortes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc.

    Aluna:Stéphane Vanelli da Silva
    Nº28
    Turma: 1º A.
    Olá Stéphane Vanelli da Silva.
    Eu concordei com a sua resposta da por ter citado o exemplo do carro, e se todos estiverem usando o cinto de segurança, e se não estiver abuso da velocidade poderiamos evitar muitas mortes, acidentes durante o ano.

    Oi Stéphane achei muito bom a forma simples mas bem posta sobre a lei da inércia em nosso dia a dia e da observação sobre o trânsito onde essa lei é muito executada e por falta de conhecimentos as pessoas não reconhecem o perigo disso e não se previnem para evitar os acidentes.
    Paula Bejola
    Paula Bejola


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 25
    Localização : Toledo -PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola Qua 19 Mar 2014, 3:53 pm

    Vagner Antunes escreveu:A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Isto a maioria dos alunos já prenderam ou tiveram algum contato com este assunto. Mas a questão é : O que é Inércia? E qual a relação que ela tem em nosso cotidiano?
    Primeiramente a Inércia é a resistência oferecida por um corpo, para as alterações em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, em que cada corpo possui uma inércia que lhe é característica.
    A relação que a Inércia tem em nosso cotidiano, pode apresentar vários exemplos. E eu vou relacionar a Inércia ao esporte em que prático o Badminton.
    No Badminton a gente treina a parte física, a técnica, a psicológica e principalmente a parte de movimentação dentro de quadra, que está relacionada a Inércia, em que sempre o nosso professor explica que devemos sair da posição da inércia, ou seja, invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, com isto  conseguindo surpreender o adversário chegando nas petecas mais rápido.
    Por isso é importante conhecer a 1° Lei de Newton , que através dela podemos ter melhores resultados no esporte e principalmente no Badminton, que ao sair da posição da inércia, que é estar totalmente parado, a força que o atleta deverá aplicar tende a ser menor e com isso ele ganha em seu estado físico. Very Happy


    Aluno: Vagner Antunes
    N°: 30
    Turma: 1° B
    Olá Vagner, gostaria de dizer que me surpreendi com a sua visão da lei da inércia em um jogo de badminton nunca tinha analisado por esse lado, por isso achei muito interessante sua explicação.
    Alysson Romão
    Alysson Romão


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo-Paraná

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão Qua 19 Mar 2014, 4:06 pm

    Vagner Antunes escreveu:A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Isto a maioria dos alunos já prenderam ou tiveram algum contato com este assunto. Mas a questão é : O que é Inércia? E qual a relação que ela tem em nosso cotidiano?
    Primeiramente a Inércia é a resistência oferecida por um corpo, para as alterações em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, em que cada corpo possui uma inércia que lhe é característica.
    A relação que a Inércia tem em nosso cotidiano, pode apresentar vários exemplos. E eu vou relacionar a Inércia ao esporte em que prático o Badminton.
    No Badminton a gente treina a parte física, a técnica, a psicológica e principalmente a parte de movimentação dentro de quadra, que está relacionada a Inércia, em que sempre o nosso professor explica que devemos sair da posição da inércia, ou seja, invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, com isto  conseguindo surpreender o adversário chegando nas petecas mais rápido.
    Por isso é importante conhecer a 1° Lei de Newton , que através dela podemos ter melhores resultados no esporte e principalmente no Badminton, que ao sair da posição da inércia, que é estar totalmente parado, a força que o atleta deverá aplicar tende a ser menor e com isso ele ganha em seu estado físico. Very Happy


    Aluno: Vagner Antunes
    N°: 30
    Turma: 1° B


    Olá Vagner , sua análise sobre a Lei de Newton e o Princípio da Inercia é muito interessante, pois você utilizou como referência o Badminton, um esporte que também prático e servirá de referência para mim nos treinamentos.
    cleiton_ricardo
    cleiton_ricardo


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 26
    Localização : toledo

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  cleiton_ricardo Qui 20 Mar 2014, 12:39 pm

    Lei de Newton - Princípio da Inércia
    "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
    A relação que a Inércia tem em nosso dia a dia. Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade  que estava tendo antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade continuá  é  a mesma a da trajetória.Quando estamos em um carro em movimento e este freia rapidamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. Estes e vários outros exemplos  semelhantes são explicados pelo princípio da inércia.
    Enfim, é importante para saber o cálculo das forças resultante e devemos usar cinto de segurança para não ocasionar acidentes.



    Aluno: Cleiton Ricardo de Oliveira
    N°: 04
    Série: 1° A
    stéphane vanelli
    stéphane vanelli


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo, PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli Qui 20 Mar 2014, 12:49 pm

    Admin escreveu:
    stéphane vanelli escreveu:A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Em um segundo exemplo, podemos citar o trânsito. Suponhamos que alguém esteja andando, em um carro, em alta velocidade debaixo de chuva; em determinada curva o carro desliza e o motorista perde o controle do automóvel. Este, para não bater em outro carro quem vem na contramão, dá uma freada brusca e é arremessado para frente.
    No caso citado, a água da chuva presente no asfalto associada a alta velocidade, faz com que o veículo perca o atrito ao solo e acabe deslizando. Já o motorista, é arremessado para frente, pois a tendência é que ele continue em movimento, na velocidade em que o carro estava.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia  também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes e mortes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc.

    Aluna:Stéphane Vanelli da Silva
    Nº28
    Turma: 1º A.

    Olá Stéphane
    Sua resposta ficou interessante, você conseguiu destacar muitas informações importantes. Portanto considero que você concluiu a atividade a contento, porém se quiser acrescentar algo ainda, fique a vontade.
    att,
    Professor Sandro
    Obrigada
    stéphane vanelli
    stéphane vanelli


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo, PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli Qui 20 Mar 2014, 12:58 pm

    cleiton_ricardo escreveu:Lei de Newton - Princípio da Inércia
    "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
    A relação que a Inércia tem em nosso dia a dia. Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade  que estava tendo antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade continuá  é  a mesma a da trajetória.Quando estamos em um carro em movimento e este freia rapidamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. Estes e vários outros exemplos  semelhantes são explicados pelo princípio da inércia.
    Enfim, é importante para saber o cálculo das forças resultante e devemos usar cinto de segurança para não ocasionar acidentes.



    Aluno: Cleiton Ricardo de Oliveira
    N°: 04
    Série: 1° A
    Olá Cleiton, sua resposta é bem interessante pois explicou bem a Inércia em algo prático e do nosso dia-a-dia (ao contornarmos uma curva estando dentro de um carro em o nosso corpo é "jogado" para o lado e o exemplo da freada brusca que faz com que sejamos jogados para a frente) além de destacar a importância do uso do cinto de segurança. Mas também basta lembrar que é necessário segurança em todos os tipos de veículos e não somente no carro.
    stéphane vanelli
    stéphane vanelli


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo, PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli Qui 20 Mar 2014, 1:13 pm

    Paula Bejola escreveu:Podemos registrar sobre a primeira lei de Newton que é a Lei da Inércia que ela tem como base o seguinte dizer: Todo corpo em repouso tende a permanecer em repouso e todo corpo em movimento tende a permanecer em movimento se não houver nenhuma interrupção nesses fatores.
    Para ajudar a melhor interpretação dessa lei podemos utilizar exemplos práticos de nossos dia-a-dia tirando do saber estudioso e dando uma pratica mais comum a isso a nossa realidade. Podemos citar como exemplo: Os passageiros de um veiculo que esta em movimento quando é brecado com rapidez são arremessados para frente. Agora podemos se perguntar porque isso ocorre? A resposta simples a isso pode ser dada pela lei da inércia. Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para a frente" do ônibus. Na realidade, a mudança do estado de movimento é apenas do ônibus. Os passageiros simplesmente tendem a manter-se como estavam. Da inércia resultam os ferimentos em acidentes no tráfego. Pode-se também usar a inércia ao nosso favor. O exemplo mais simples é o encaixe do martelo batendo com o cabo contra a mesa. Uma vez em movimento, o martelo preferirá manter-se em movimento, facilitando o encaixe.
    Com o estudo dessa lei podemos observar sua importância de uma forma mais clara e concreta em nosso dia a dia, possuir conhecimentos assim não tem preço ou comparação pois nunca é de mais saber sobre certas coisas, é importante reconhecermos isso no nosso cotidiano pois ajuda na fixação dessa lei e no reconhecimento de sua importância.



    CEAJOR
    1º "A"
    Número da chamada: 24
    Olá Paula, concordo com você pois destacou bem a importância de se conhecer essa Lei. Se todos soubessem o mínimo que fosse sobre ela, muitas famílias ainda estariam completas. E também basta citar é claro, que como você disse, ter novos conhecimentos não tem preço, ou seja, estudar nunca é demais.
    stéphane vanelli
    stéphane vanelli


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 24
    Localização : Toledo, PR

    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli Qui 20 Mar 2014, 1:24 pm

    luanapereira escreveu:A Primeira Lei de Newton, pode ser interpretada como: se um corpo está em repouso, terá tendência a continuar em repouso até que alguma força atue sobre ele. Por outro lado, se o corpo estiver em movimento retilíneo e uniforme, terá também a tendência de continuar o movimento, até que uma força atue sobre si. Já Inércia é a tendência do corpo permanecer seu estado natural, só irá mudar seu estado, quando uma força ser aplicado ao corpo.
    Exemplos: se estiver apenas o motorista no carro sem o cinto de segurança, e ocorrer uma colisão frontal o ocupante vai bater no painel e no vidro pois seu corpo estará em movimento, por isso deve usar o cinto de segurança. O mesmo acontece com o piloto de moto em movimento que freando bruscamente.  
     Por isso tudo, o estudo da Primeira Lei de Newton é importante no nosso cotidiano, por que sabemos a aplicação de forças no corpo e podemos evitar acidentes.




    Aluna: Luana Pereira Martins
    N°: 17
    Série: 1°A
    Olá Luana, gostei do vídeo, é bem explicativo e o que você citou está de acordo com ele. A Lei da Inércia, como sempre, é muito importante para evitar os acidentes.

    Conteúdo patrocinado


    Discutindo a 1ª Lei de Newton Empty Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 9:08 am