Este fórum tem o objetivo de trabalhar a disciplina de Física de uma forma diferenciada com os alunos


    Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Compartilhe
    avatar
    simone_lima

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 28/02/2014

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  simone_lima em Seg 24 Mar 2014, 2:33 pm

    leomar_caetano escreveu:   A "Primeira Lei de Newton", explica o fato de que se um corpo (objeto) estiver em repouso, ou seja parado continuará neste estado, a menos que nele seja exercido uma força que o desloque. E se este corpo estiver em movimento retilíneo (linha reta) permanecerá assim, a menos que nele seja aplicado uma outra força (contrária) que o faça parar.
       A "Inércia" pode ser explicada como uma característica que os corpos tem de se manterem no seu estado natural (inicial), portanto, oque está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme só poderá ser alterado se algo (força) atuar sobre ele.
       Para facilitar, podemos usar o exemplo dos "Jogos Olímpicos" de inverno que aconteceram a pouco tempo em Sochi-Rússia. O esporte que vou abordar vai ser o "curling".
       Em uma partida de curling, um jogador arremessa uma pedra de granito em direção ao alvo que fica no final da pista de gelo, onde um ou dois jogadores podem "varrer" o gelo logo à frente da pedra para evitar o atrito do objeto com a pista. Os participantes podem optar em tirar a pedra da equipe adversária, essa jogada se chama takeouts.
       Vocês devem estar se perguntando. Qual a relação desse jogo com a "Primeira Lei de Newton"? A reposta é simples, ao lançar a pedra o jogador efetua uma força sobre ela, que se deslocará, esse objeto terá "atrito" com a pista, então é feita a varrição, para derreter o gelo formando uma camada de água líquida, desse modo a pedra alcançará uma velocidade maior. E quando o jogador quiser tirar a pedra da outra equipe, ele lança a sua em direção a da adversária que se deslocará, pois a pedra lançada aplicou uma força sobre ela, mas a pedra que aplicou a força na outra irá parar, pois a pedra que se deslocou exerceu uma força contrária sobre ela, e a fez ficar em repouso.
       Outros exemplos de nosso cotidiano são os ônibus e os trens.
       Em um ônibus, várias pessoas estão em pé ou sentadas, se esse veículo chegar a dar uma freada brusca, será aplicada uma força nos passageiros que serão arremessados para frente. Algo parecido acontece com o trem, ao se locomover as pessoas tem a impressão que foram puxadas para trás, se ele faz uma curva para direita, os passageiros serão puxados para esquerda, chegando próximo a uma estação, o trem irá reduzir a sua velocidade e as pessoas terão a sensação que foram jogadas para frente.
       A física também está no ramo da astronomia, quando uma nave é lançada em direção ao espaço, usa-se motores (combustível) para se locomover, más ao sair da zona gravitacional terrestre, esses propulsores são desligados, pois no espaço o foguete pode se movimentar através da inércia, onde ele manterá velocidade constante a menos que algo o faça parar.
      Várias coisas estão ligadas a "Lei da Inércia", e por essa matéria (física) ainda não estar muito difundida em nossa sociedade, tarefas simples que fazemos em nosso dia-a-dia que estão ligadas a essa lei da física passam despercebidas, vou citar duas delas: Ao chutarmos uma bola de futebol, exercemos uma força sobre ela, onde a mesma se deslocará. E quando abrimos uma garrafa (ex: vinho, espumante), aplicamos uma força para segura-la e outra força para retirar a sua tampa.
       Por fim, concluo  que a "Primeira Lei de Newton", nos ajuda a compreender os vários fenômenos da ciência e da natureza, coisas tão simples, mas que só com essa lei poderíamos saber.
       Como já citado pelos meus colegas ela também é muito importante para prevenir e evitar acidentes (em geral) e nos facilita a fazermos as inúmeras tarefas do nosso cotidiano.

    Aluno: Leomar Caetano de Oliveira.
    N°: 17.
    Turma: "B".

    Olá Leomar.
    Gostei muito das suas respostas. Achei muito interessante o modo que você colocou uma modalidade olímpica em relação a Primeira Lei de Newton. Parabéns suas explicações estão bem detalhadas. Very Happy Very Happy Very Happy 


    Última edição por simone_lima em Seg 24 Mar 2014, 2:53 pm, editado 2 vez(es)
    avatar
    simone_lima

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 28/02/2014

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  simone_lima em Seg 24 Mar 2014, 2:39 pm

    Vagner Antunes escreveu:A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante.
    Isto a maioria dos alunos já prenderam ou tiveram algum contato com este assunto. Mas a questão é : O que é Inércia? E qual a relação que ela tem em nosso cotidiano?
    Primeiramente a Inércia é a resistência oferecida por um corpo, para as alterações em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme, em que cada corpo possui uma inércia que lhe é característica.
    A relação que a Inércia tem em nosso cotidiano, pode apresentar vários exemplos. E eu vou relacionar a Inércia ao esporte em que prático o Badminton.
    No Badminton a gente treina a parte física, a técnica, a psicológica e principalmente a parte de movimentação dentro de quadra, que está relacionada a Inércia, em que sempre o nosso professor explica que devemos sair da posição da inércia, ou seja, invés de ficar com os dois pés totalmente no chão, devemos tirar o calcanhar do chão e ficar na posição de expectativa e assim teríamos uma maior velocidade de reação para se movimentar na quadra, com isto  conseguindo surpreender o adversário chegando nas petecas mais rápido.
    Por isso é importante conhecer a 1° Lei de Newton , que através dela podemos ter melhores resultados no esporte e principalmente no Badminton, que ao sair da posição da inércia, que é estar totalmente parado, a força que o atleta deverá aplicar tende a ser menor e com isso ele ganha em seu estado físico. Very Happy


    Aluno: Vagner Antunes
    N°: 30
    Turma: 1° B

    Olá Vagner.
    Achei suas respostas boas. Achei legal que você citou a relação da lei da inércia com um esporte que você prática. Parabéns. I love you 
    avatar
    patricia_webers

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-pr

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  patricia_webers em Seg 24 Mar 2014, 6:06 pm

    Admin escreveu:
    patricia_webers escreveu:A 1° lei de Newton ou lei da Inércia, diz que se um objeto está parado ele tende a ficar parado, a não ser que uma força seja aplicada sobre  ele e um corpo em movimento continua em movimento a menos que sobre ele passe a atuar uma força contraria.O estado de repouso é uma tendência só é alterado se uma foça contraria é aplicada .
    Um corpo sempre oferece resistência a alteração do seu estado de repouso ou de movimento uniforme.A resistência é chamada de inércia e é uma característica dos corpos. cada corpo possui sua Inércia.
    Exemplos:
    *Quando uma pessoa esta dento de um ônibus em movimento e de repente o ônibus da uma freada, o corpo da pessoa irá ser empurrado na direção em que o ônibus estava andando.
    *Se uma pessoa estiver dirigindo um carro, e nesse momento ele sofrer um acidente (uma colisão frontal), a tendência do ocupante é continuar em movimento e colidir contra o painel e o vidro.  scratch 

    Turma:1°B
    N°21


    Olá Patricia
    Sugiro aprofundar sua resposta.
    att,
    Professor Sandro


    Última edição por patricia_webers em Seg 24 Mar 2014, 6:35 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    patricia_webers

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-pr

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  patricia_webers em Seg 24 Mar 2014, 6:33 pm

    hector dallanora escreveu:
    Debora Weinfortner escreveu:Entendo que a Primeira Lei de Newton significa Inércia, que quando um objeto que está parado vai ficar parado apenas sem uma força colocado sobre ele e se estiver em movimento vai ficar em movimento só se colocar uma força contra ele. A Inércia é a tendência de ficar em repouso ou em movimento sem alguma força colocada.
    Quando chutamos uma bola, por exemplo, ela só pára por causa do atrito do chão, se chutar essa bola no espaço ela vai ficar em movimento até chegar na terra.
    A primeira Lei de Newton é muito importante porque nos permite saber como nos movimentamos, que se não fosse pela nossas pernas não sairíamos do lugar.  


    Débora Maria Weinfortner
    Número 07
    Primeiro Ano B

    Olá Débora
    Sua resposta ficou dentro do tema, porém sugiro que aprofunde-a mais, buscando mais informações e poste novamente.
    att,
    Professor Sandro

    Olá Débora sua resposta apesar de apresentar um inicio confuso ficou bem interesanta pois você destacou a importancia dessa Lei no nosso dia a d


    Olá, gostei da sua resposta, pois ficou curta e bem explicativa. Very Happy 
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Seg 24 Mar 2014, 8:13 pm

    simone_lima escreveu:A Primeira Lei de Newton fala que se um corpo estiver parado ele tende a ficar parado e um corpo que esta em movimento continuará em movimento a menos que algo altere seu estado inicial.
    A Inércia é a tendência que os corpo tem de se manterem em seu estado natural, a menos  que algo modifique seu estado.
    Eu consigo ver um exemplo em nosso cotidiano sobre a lei da inércia, são as colisões no trâsito, mesmo se reduzir a velocidade a têndencia dos veículos é permanecer em movimento. Chegando no porquê de serem arremeçados para fora, no para-brisas ou em qualquer lugar do automóvel.
    Com essa lei posso ampliar meus conhecimentos e pude perceber que podemos evitar acidentes de trânsito que são um terrível fato de nosso cotidiano. study  


    Aluna: Simone Carvalho de Lima
    N°: 24
    Turma: 1°B


    Olá Simone
    Parabéns pelo empenho, porém penso que poderia aprofundar mais suas pesquisas e melhorar sua resposta, colocando mais informações relevantes, pois temos muitos materiais de apoio.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Seg 24 Mar 2014, 8:19 pm

    Parabéns a todos que participaram até o presente momento. Aos que refizeram suas respostas quando não estavam bem adequadas.
    Aos que ainda não fizeram ainda podem.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    kauan_carvalho

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo PR

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  kauan_carvalho em Ter 25 Mar 2014, 12:51 pm

    Admin escreveu:
    kauan_carvalho escreveu:
    A 1° Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: um corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que esta em movimento retilíneo ou uniforme tende a continuar em movimento retilíneo e uniforme a menos que sobre ele passe uma força resultante. A Inércia é a ação contra a aceleração. Em relação ao meu cotidiano é quando estou parado em um semáforo com um carro, todos pensam que meu corpo vai para trás, mas na verdade ele tende a permanecer parado e quando eu engato a 1° marcha e o carro se desloca para frente eu tenho a tendência a permanecer na posição inicial. E se um carro estiver em uma velocidade de 100 Km/h e tiver que dar uma freada brusca meu corpo tenderá a permanecer em movimento se deslocando para frente.
    Enfim, posso concluir que a 1° Lei de Newton é muito importante em meu cotidiano, pois podemos evitar vários acidentes e mortes ao usarmos cintos de segurança.

    Aluno: Kauan Aparecido de Carvalho
    N°: 16
    Turma: 1° B.

    Olá Kauan
    Parabéns pelo empenho, porém tenho total confiança que você pode aprofundar mais seus estudos e melhorar sua resposta.
    att,
    Professor Sandro
    A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: todo corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". E um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". O significado pratico de Inercia é que um corpo sempre terá resistência contra a aceleração.
    Em relação ao meu dia - a - dia posso considerar um esporte que pratico o "FUTEBOL". Quando um jogador de futebol vai cobrar um pênalti, ele estará aplicando uma força "X" na bola direcionando-a a ao gol.
    E quando a bola chegar ao gol o goleiro esta aplicando uma força "X" contraria parando a bola para não levar o gol.
    Depois de ter estudado sobre a Lei da Inércia, posso concluir que ela esta presente em tudo que fazemos em nosso dia - a - dia, como por exemplo o "FUTEBOL" que é uma atividade física importante para nossa saúde.
    avatar
    gabriellli

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 20/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  gabriellli em Ter 25 Mar 2014, 12:59 pm

    A primeira lei de Newton explica que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta,a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas a ele.Se você estiver em um trem,de olhos fechados,as vezes terá dificuldade de dizer se está em movimento ou não,mas quando olha para fora e vê a paisagem em movimento logo se dá conta de que está se deslocando.O mesmo aconteceria a todos nós se a Terra freasse de repente o seu movimento:nos sentiríamos sendo 'jogados',e isso certamente causaria grandes catástrofes,dependendo da intensidade desta 'freada'.Todos que estejam em movimento uniforme em relação aos outros podem dizer que seu ponto de vista é o correto,significa que os movimentos são relativos,ou seja todo corpo que esta em repouso tende que permanecer em repouso.Tudo isso está ligado á primeira lei de Newton,também conhecida como Lei da Inércia.
    A lei da Inércia mostra que se um objeto em movimento não contar com algo que possa segurá-lo,ou seja,aplicar um impulso contrário ao movimento,sua tendência será permanecer em movimento para sempre essa tendência em continuar o movimento mantendo constante sua velocidade é chamada de Inércia.


    Aluna: Gabrieli
       Nº: 11
    Turma: 1º 'B'
    avatar
    gabriellli

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 20/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  gabriellli em Ter 25 Mar 2014, 1:06 pm

    Admin escreveu:
    Thaís Cristina escreveu:
    Admin escreveu:
    Thaís Cristina escreveu:A 1° lei de newton tem 2 partes, a 1° parte em que se um objeto estiver parado e não aplicarem nenhuma força contra ele, ele continuara parado ,e a 2° parte que se um objeto estiver em movimento e nada for colocado na frente ele continuara em movimento.
    O significado pratico de inércia é a ação contra a aceleração.
    Relação da lei da inercia com o meu dia a dia pode se dar pelo movimento da bicicleta que se nos não pedalarmos ou empurrarmos ela não sai do lugar , da mesma forma que se não apertarmos o freio ela não vai parar.
    A importância de conhecermos a lei da inercia e para nos podermos  conhecer  e saber o porque quando aplicamos alguma força em um objeto ele para ou se move .



    NUMERO: 28
    SERIE: 1° B

    Olá Thaís
    Sua resposta ficou adequada, você colocou algumas informações importantes, porém penso que poderia aprofundá-la um pouco mais no assunto.
    att,
    Professor Sandro


    A primeira lei de Newton pode ser facilmente explicada pelo seguinte enunciado: se há um corpo que está parado e não e aplicada sobre ele nenhuma força resultante ele continuara parado, do mesmo modo que se, um corpo esta em movimento retilíneo e nenhum obstáculo seja colocado para impedir seu movimento ele continuara.
    A Inércia é a ação contrária à aceleração, ou seja, a tendência que o corpo tende a continuar em seu movimento natural quando o percurso é afetado.
    Se ficarmos atentos, em nosso dia a dia são perceptíveis vários exemplos da ação da Inércia. Como por exemplo, no simples andar de bicicleta, como já fora citado anteriormente, na prática de esportes como o futsal, futebol, voleibol, handebol, basquete, tênis de mesa, entre tantos outros que precisam de IMPULSO pára lançar a bola, pois se não feito isso ela não sairá do seu local de inicio, tanto como também precisamos colocar um “obstáculo” para a pararmos.
    Mais não somente no esporte como no trânsito, na moto, no carro, no ônibus, no patins, no skate, no patinete, que usam do mesmo princípio. No simples fato de empurrar o carrinho do supermercado e cessar o movimento do mesmo na hora da compra, quando empurramos um carrinho de bebê, quando brincamos com miniaturas de veiculos, em brincadeiras como caçador, que pode ate mesmo ser considerado um esporte, nos fatos simples do dia a dia ao empurrarmos algum móvel dentro da própria casa e vários outros exemplos que podem ser citados.
    Particularmente acho muito importante e ate mesmo fascinante aprender sobre a Inércia, pois nos surpreendemos com coisas que até então pareciam ser bobas em nosso ponto de vista e passavam despercebidas, mais se tornam tremendamente importantes e interessantes ao estudá-la. Também torna o nosso dia a dia mais dinâmico, alem de sabermos o PORQUÊ de estas coisas acontecerem.  cheers

    Olá Thaís
    Sua resposta ficou bem mais interessante, com informações importantes.
    att,
    Professor Sandro

    Olá Thais gostei muito da sua resposta pois tem muitas informações importantes para nosso conhecimento. study
    avatar
    gabriellli

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 20/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  gabriellli em Ter 25 Mar 2014, 1:13 pm

    simone_lima escreveu:A Primeira Lei de Newton fala que se um corpo estiver parado ele tende a ficar parado e um corpo que esta em movimento continuará em movimento a menos que algo altere seu estado inicial.
    A Inércia é a tendência que os corpo tem de se manterem em seu estado natural, a menos  que algo modifique seu estado.
    Eu consigo ver um exemplo em nosso cotidiano sobre a lei da inércia, são as colisões no trâsito, mesmo se reduzir a velocidade a têndencia dos veículos é permanecer em movimento. Chegando no porquê de serem arremeçados para fora, no para-brisas ou em qualquer lugar do automóvel.
    Com essa lei posso ampliar meus conhecimentos e pude perceber que podemos evitar acidentes de trânsito que são um terrível fato de nosso cotidiano. study  


    Aluna: Simone Carvalho de Lima
    N°: 24
    Turma: 1°B


    Olá Simone,gostei da sua resposta pois você citou como podemos evitar acidentes no trânsito em nosso cotidiano aplicando a lei da Inércia.Legal Very Happy 
    avatar
    gustavoteixeira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  gustavoteixeira em Ter 25 Mar 2014, 1:48 pm

    luana batista escreveu:1 Lei De Newton. Numa colisão frontal a tendência do ocupante de um veiculo é continuar em movimento e colidir contra o painel e o vidro. Por isso o cinto de segurança desempenha papel vital. Podemos citar com um exemplo:quando estamos dentro de um carro, numa curva nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade, isso da impressão que se esta sendo jogado para o lado contrario da curva em corpo em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em repouso.2 Lei De Newton:Quando dois corpos é diferentes notamos que não produzem a mesma aceleração, pois a força é sempre proporcional ao produto de aceleração. A força resultante que produz certa aceleração num corpo é diretamente proporcional a sua massa .3 Lei De Newton:Forças atuam sempre em pares onde tem uma força tem uma reação, segundo a terceira Lei De Newton. Um exemplo: Quando empurramos uma geladeira podemos dizer que ocorre força com sentido a força que segundo Newton chama força de reação .


    Luana Batista
    1 ''A''

    Olá Luana sua resposta ficou adequada, porem acho que você poderia ter citado mais exemplos da 1 Lei de Newton, mas sua resposta ficou boa.
    avatar
    gustavoteixeira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  gustavoteixeira em Ter 25 Mar 2014, 1:57 pm

    lerrize escreveu:A primeira lei de Newton anuncia que todo corpo  mantem seu estado de movimento retilíneo uniforme ou e repouso se não existirem forças resultantes, diferentes de zero, agindo sobre ele.
    Por exemplo quando colocamos um copo de suco em cima de uma mesa ele fica parado, más quando soltamos ele fora da mesa ele ira diretamente para o chão por conta própria e quebrará.
    Bom. Ai vemos a primeira lei de Newton numa situação simples como essa, se colocarmos o copo fora da mesa a força da gravidade atuara sobre ele e o colocara em movimento em direção ao chão, mas se colocarmos o copo em cima  da mesa ele estará apoiado, por tanto não haverá uma força resultante atuando sobre ele, pois a força que a própria mesa faz sobre o copo, e o copo não iria se mexer.
    Então conclui se que uma coisa parada permanecera parada a não ser que uma força opõe se sobre ela.
     
    aluna: Lerrize Tolentino
    Nº: 18
    turma: 1º ''b''

    Olá Lerrize sua resposta ficou muito boa porque você soube explicar muito bem como funciona a primeira Lei de Newton, parabéns.

    Ana Julia Guder

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Ana Julia Guder em Ter 25 Mar 2014, 6:07 pm

    Primeira lei de Newton:
    A primeira lei de Newton, defende que um objeto em repouso, continuara em repouso até que uma força seja aplicada sobre ele, um objeto em movimento, continuara em movimento constante, enquanto nenhuma força for aplicada sobre ele, a Inercia defende a ideia de que a aceleração causa uma ação, um exemplo disso é quando uma pessoa esta andando a cavalo, e o cavalo der um arranque bruscamente você sera arremessado para traz pois o seu corpo esta em estado de repouso, o mesmo acontecerá se o cavalo parar no meio de uma tragetória seu corpo sera arremessado para frente pois estara em movimento contante.
    Aluna : Ana Julia Guder
    Ano : 1 ''a''
    Número: 03
    avatar
    stéphane vanelli

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo, PR

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  stéphane vanelli em Ter 25 Mar 2014, 8:00 pm

    leomar_caetano escreveu:   A "Primeira Lei de Newton", explica o fato de que se um corpo (objeto) estiver em repouso, ou seja parado continuará neste estado, a menos que nele seja exercido uma força que o desloque. E se este corpo estiver em movimento retilíneo (linha reta) permanecerá assim, a menos que nele seja aplicado uma outra força (contrária) que o faça parar.
       A "Inércia" pode ser explicada como uma característica que os corpos tem de se manterem no seu estado natural (inicial), portanto, oque está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme só poderá ser alterado se algo (força) atuar sobre ele.
       Para facilitar, podemos usar o exemplo dos "Jogos Olímpicos" de inverno que aconteceram a pouco tempo em Sochi-Rússia. O esporte que vou abordar vai ser o "curling".
       Em uma partida de curling, um jogador arremessa uma pedra de granito em direção ao alvo que fica no final da pista de gelo, onde um ou dois jogadores podem "varrer" o gelo logo à frente da pedra para evitar o atrito do objeto com a pista. Os participantes podem optar em tirar a pedra da equipe adversária, essa jogada se chama takeouts.
       Vocês devem estar se perguntando. Qual a relação desse jogo com a "Primeira Lei de Newton"? A reposta é simples, ao lançar a pedra o jogador efetua uma força sobre ela, que se deslocará, esse objeto terá "atrito" com a pista, então é feita a varrição, para derreter o gelo formando uma camada de água líquida, desse modo a pedra alcançará uma velocidade maior. E quando o jogador quiser tirar a pedra da outra equipe, ele lança a sua em direção a da adversária que se deslocará, pois a pedra lançada aplicou uma força sobre ela, mas a pedra que aplicou a força na outra irá parar, pois a pedra que se deslocou exerceu uma força contrária sobre ela, e a fez ficar em repouso.
       Outros exemplos de nosso cotidiano são os ônibus e os trens.
       Em um ônibus, várias pessoas estão em pé ou sentadas, se esse veículo chegar a dar uma freada brusca, será aplicada uma força nos passageiros que serão arremessados para frente. Algo parecido acontece com o trem, ao se locomover as pessoas tem a impressão que foram puxadas para trás, se ele faz uma curva para direita, os passageiros serão puxados para esquerda, chegando próximo a uma estação, o trem irá reduzir a sua velocidade e as pessoas terão a sensação que foram jogadas para frente.
       A física também está no ramo da astronomia, quando uma nave é lançada em direção ao espaço, usa-se motores (combustível) para se locomover, más ao sair da zona gravitacional terrestre, esses propulsores são desligados, pois no espaço o foguete pode se movimentar através da inércia, onde ele manterá velocidade constante a menos que algo o faça parar.
      Várias coisas estão ligadas a "Lei da Inércia", e por essa matéria (física) ainda não estar muito difundida em nossa sociedade, tarefas simples que fazemos em nosso dia-a-dia que estão ligadas a essa lei da física passam despercebidas, vou citar duas delas: Ao chutarmos uma bola de futebol, exercemos uma força sobre ela, onde a mesma se deslocará. E quando abrimos uma garrafa (ex: vinho, espumante), aplicamos uma força para segura-la e outra força para retirar a sua tampa.
       Por fim, concluo  que a "Primeira Lei de Newton", nos ajuda a compreender os vários fenômenos da ciência e da natureza, coisas tão simples, mas que só com essa lei poderíamos saber.
       Como já citado pelos meus colegas ela também é muito importante para prevenir e evitar acidentes (em geral) e nos facilita a fazermos as inúmeras tarefas do nosso cotidiano.

    Aluno: Leomar Caetano de Oliveira.
    N°: 17.
    Turma: "B".
    Olá Leomar, você exemplificou muito bem a lei da Inércia desde coisas simples como abrir uma garrafa até importantes competições (Olimpíadas).
    avatar
    guilhermeceajor

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 20/02/2014

    primeira lei de newton

    Mensagem  guilhermeceajor em Qua 26 Mar 2014, 2:45 pm

    a inercia é a propriedade que todos os corpos possuem de se oporem a alterações de estado de repouso ou de movimento intão quando a força aplicada a este corpo é nula o corpo continua em repouso isso tambem esta relaçionado com nosso dia a dia no sentido de querermos algo temos que agir sobre esse corpo e o por em movimento para obtermos o que desejamos principio da dinamica são proposições racionais compativeis imagine que uma familha viaja de automovel em movimento retilineo e uniforme em relação a estrada e do nada o cara freia o carro todos que estão no carro são lançados para frente isso ocorre por causa da inercia isto é da tendencia que todos tem em manter a velocidade constante, depende tambem do ponto de vista da pessoa por exemplo uma pessoa que esta passsando na rua e de repente passa um onibus em velocidade constante para essa pessoa o onibus esta em movimento em relação a esta pessoa agora para a pessoa que esta dentro do onibus pode ser diferente por que ele esta parado intão ele mesmo acha que esta em repouso e é o onibus que esta em movimento não ele mais ele não viu que ele tambem esta em movimento por que a terra gira intão ele tambem esta se movimentando Os corpos maiores  planetas e cometas encontrando menos resistência nos espaços livres, continuam os seus movimentos, retilíneos ou circulares, por tempo muito maior.Todo corpo mantém o seu estado de repouso ou de movimento uniforme segundo uma linha reta, se não for compelido a mudar o seu estado por forças nele impressas.


    Guilherme Augusto Duarte Rossi

    Serie:1 ano Turma:A MATUTINO N:10
    avatar
    Alana Santtos

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 21/02/2014

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Alana Santtos em Qui 27 Mar 2014, 6:23 pm

    A primeira Lei de Newton pode ser enunciada como: um corpo que está parado permanecerá parado até que atue sobre ele uma força resultante, bem como, um corpo que está em movimento retilíneo tende a permanecer em movimento retilíneo até que algo atrapalhe seu trajeto.
    A inércia pode ser explicada como a tendência que o nosso corpo tem a continuar o mesmo movimento, como por exemplo no modo de nos locomover tanto em veículos auto-motores ou não, pois o nosso corpo está em movimento juntamente com ele e caso ocorra uma parada imediata o nosso corpo continuará no mesmo movimento.
    Se pararmos para pensar, tudo é inércia!
    Em nosso dia-a-dia tudo esta relacionado ao movimento, como no simples ato de abrir e fechar a porta, a janela, o forno em brincadeiras como alerta, caçador, peteca, bolinhas de gude, pião, ioiô, nos veículos que usamos, quando quebramos um copo, na gangorra, no balanço, em tudo!
    Eu acho que estudar sobre a Inércia é importante, porque assim sabemos o porque das coisas acontecerem, notamos coisas que antes nos passavam despercebidas e o mais importante, evitamos acidentes.  Smile 


    1° "B"
    Número: 01
    avatar
    Alana Santtos

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 21/02/2014

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Alana Santtos em Qui 27 Mar 2014, 6:26 pm

    gabriellli escreveu:
    Admin escreveu:
    Thaís Cristina escreveu:
    Admin escreveu:
    Thaís Cristina escreveu:A 1° lei de newton tem 2 partes, a 1° parte em que se um objeto estiver parado e não aplicarem nenhuma força contra ele, ele continuara parado ,e a 2° parte que se um objeto estiver em movimento e nada for colocado na frente ele continuara em movimento.
    O significado pratico de inércia é a ação contra a aceleração.
    Relação da lei da inercia com o meu dia a dia pode se dar pelo movimento da bicicleta que se nos não pedalarmos ou empurrarmos ela não sai do lugar , da mesma forma que se não apertarmos o freio ela não vai parar.
    A importância de conhecermos a lei da inercia e para nos podermos  conhecer  e saber o porque quando aplicamos alguma força em um objeto ele para ou se move .



    NUMERO: 28
    SERIE: 1° B

    Olá Thaís
    Sua resposta ficou adequada, você colocou algumas informações importantes, porém penso que poderia aprofundá-la um pouco mais no assunto.
    att,
    Professor Sandro


    A primeira lei de Newton pode ser facilmente explicada pelo seguinte enunciado: se há um corpo que está parado e não e aplicada sobre ele nenhuma força resultante ele continuara parado, do mesmo modo que se, um corpo esta em movimento retilíneo e nenhum obstáculo seja colocado para impedir seu movimento ele continuara.
    A Inércia é a ação contrária à aceleração, ou seja, a tendência que o corpo tende a continuar em seu movimento natural quando o percurso é afetado.
    Se ficarmos atentos, em nosso dia a dia são perceptíveis vários exemplos da ação da Inércia. Como por exemplo, no simples andar de bicicleta, como já fora citado anteriormente, na prática de esportes como o futsal, futebol, voleibol, handebol, basquete, tênis de mesa, entre tantos outros que precisam de IMPULSO pára lançar a bola, pois se não feito isso ela não sairá do seu local de inicio, tanto como também precisamos colocar um “obstáculo” para a pararmos.
    Mais não somente no esporte como no trânsito, na moto, no carro, no ônibus, no patins, no skate, no patinete, que usam do mesmo princípio. No simples fato de empurrar o carrinho do supermercado e cessar o movimento do mesmo na hora da compra, quando empurramos um carrinho de bebê, quando brincamos com miniaturas de veiculos, em brincadeiras como caçador, que pode ate mesmo ser considerado um esporte, nos fatos simples do dia a dia ao empurrarmos algum móvel dentro da própria casa e vários outros exemplos que podem ser citados.
    Particularmente acho muito importante e ate mesmo fascinante aprender sobre a Inércia, pois nos surpreendemos com coisas que até então pareciam ser bobas em nosso ponto de vista e passavam despercebidas, mais se tornam tremendamente importantes e interessantes ao estudá-la. Também torna o nosso dia a dia mais dinâmico, alem de sabermos o PORQUÊ de estas coisas acontecerem.  cheers

    Olá Thaís
    Sua resposta ficou bem mais interessante, com informações importantes.
    att,
    Professor Sandro

    Olá Thais gostei muito da sua resposta pois tem muitas informações importantes para nosso conhecimento. study


    Olá Thais,
    Achei sua resposta muito interessante pois você citou exemplos dos quais eu jamais pensaria e explicou de uma forma que eu pude entender facilmente  Very Happy
    avatar
    Alana Santtos

    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 21/02/2014

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Alana Santtos em Qui 27 Mar 2014, 6:29 pm

    gabriellli escreveu:A primeira lei de Newton explica que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta,a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas a ele.Se você estiver em um trem,de olhos fechados,as vezes terá dificuldade de dizer se está em movimento ou não,mas quando olha para fora e vê a paisagem em movimento logo se dá conta de que está se deslocando.O mesmo aconteceria a todos nós se a Terra freasse de repente o seu movimento:nos sentiríamos sendo 'jogados',e isso certamente causaria grandes catástrofes,dependendo da intensidade desta 'freada'.Todos que estejam em movimento uniforme em relação aos outros podem dizer que seu ponto de vista é o correto,significa que os movimentos são relativos,ou seja todo corpo que esta em repouso tende que permanecer em repouso.Tudo isso está ligado á primeira lei de Newton,também conhecida como Lei da Inércia.
    A lei da Inércia mostra que se um objeto em movimento não contar com algo que possa segurá-lo,ou seja,aplicar um impulso contrário ao movimento,sua tendência será permanecer em movimento para sempre essa tendência em continuar o movimento mantendo constante sua velocidade é chamada de Inércia.


    Aluna: Gabrieli
       Nº: 11
    Turma: 1º 'B'

    Olá Gabrieli,
    Achei sua resposta muito interessante, principalmente pelo fato de você citar o exemplo da terra e que se ela parasse seriamos jogados e aconteceriam catástrofes, além de eu conseguir entender melhor o que é a Inércia  Smile
    avatar
    AgnaldoFernandes

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 13/03/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo PR

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  AgnaldoFernandes em Sex 28 Mar 2014, 3:06 pm

    A 1° lei de Newton ou lei da Inércia segue  o principio de que se um corpo estiver em movimento retilíneo tende a permanecer em movimento a menos que algo se oponha ao seu caminho se e se um corpo estiver em estado de repouso tende a permanecer em sua forma atual a menos que uma força seja aplicada a ele muitos exemplos podem ser dados a essa lei já que ela se aplica facilmente ao nosso dia a dia, um exemplo que se aplica facilmente a nossa rotina e o do ônibus, se um ônibus estar em uma velocidade considerável alta e o motorista tiver que dar uma freada brusca os nosso corpos tendem a continuar o percurso que o ônibus executava ate que algo se oponha ao nosso caminho; outro exemplo não acrescentado a nossa rotina e o do foguete que após executar uma força contra o solo mantém sua velocidade até que algo se oponha ao seu caminho ou chegue em seu objetivo.

    Nome: Agnaldo De Souza Fernandes Júnior
    N°: 01
    Série 1° "A" Matutino
    avatar
    Rafael Lisbinski

    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 18

    1 Lei de Newton

    Mensagem  Rafael Lisbinski em Sex 28 Mar 2014, 3:50 pm

    A Primeira Lei de Newton ou Principio da Inércia, foi enunciada em 1687 e refere-se ao movimento dos corpos. Um corpo que está em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo que está em movimento retilíneo e uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme se não houver uma força que atue sobre eles.
    Isto todos já sabem ou, pelo menos a maioria das pessoas sabem, mas a questão é: “o que é Inércia? E o que tem a ver a Inércia com o nosso cotidiano?”.
    Primeiro, Inércia é a tendência que os corpos possuem em permanecer em seu estado natural, repouso ou movimento retilíneo e uniforme. Um corpo só muda de seu estado se uma força atuar sobre ele ou se houver atrito.
    Segundo, a Inércia está presente em nosso cotidiano mais do que imaginamos. Em um primeiro exemplo, se uma bola estiver parada e ninguém tocar nela ou se não houver a ação do vento, ela vai permanecer parada.
    Ex: Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo jogado para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
    Outro Ex. é o do Cavalo pois quando andamos de cavalo e o animal dá um arranque, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.
    Mas não para por aí, a Lei da Inércia também envolve a lei da Gravidade, outro fator que pode alterar o estado de um corpo e as questões de velocidade média.
    Também há a possibilidade de um corpo estar em movimento e repouso ao mesmo tempo, isto é, dependendo do ponto de vista do observador. Por exemplo, uma pessoa dentro de um ônibus, se for levado em consideração o ônibus, ela estará em repouso, mas se for levado em consideração a rua em que ele está fazendo o seu trajeto, dizemos que a pessoa está em movimento.
    Enfim, posso concluir que a primeira Lei de Newton é muito importante para o nosso dia a dia, pois através dela podemos evitar acidentes, calcular a força necessária para aplicar em determinado corpo, a velocidade de determinado objeto etc. Espero que Gostem!  Rolling Eyes 

    Colégio Est. Antonio José Reis
    Nome: Rafael Lisbinski
    N: 26
    Ano: 1 Turma: "A"
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Dom 30 Mar 2014, 8:37 pm

    kauan_carvalho escreveu:
    Admin escreveu:
    kauan_carvalho escreveu:
    A 1° Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: um corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que esta em movimento retilíneo ou uniforme tende a continuar em movimento retilíneo e uniforme a menos que sobre ele passe uma força resultante. A Inércia é a ação contra a aceleração. Em relação ao meu cotidiano é quando estou parado em um semáforo com um carro, todos pensam que meu corpo vai para trás, mas na verdade ele tende a permanecer parado e quando eu engato a 1° marcha e o carro se desloca para frente eu tenho a tendência a permanecer na posição inicial. E se um carro estiver em uma velocidade de 100 Km/h e tiver que dar uma freada brusca meu corpo tenderá a permanecer em movimento se deslocando para frente.
    Enfim, posso concluir que a 1° Lei de Newton é muito importante em meu cotidiano, pois podemos evitar vários acidentes e mortes ao usarmos cintos de segurança.

    Aluno: Kauan Aparecido de Carvalho
    N°: 16
    Turma: 1° B.

    Olá Kauan
    Parabéns pelo empenho, porém tenho total confiança que você pode aprofundar mais seus estudos e melhorar sua resposta.
    att,
    Professor Sandro
    A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: todo corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". E um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". O significado pratico de Inercia é que um corpo sempre terá resistência contra a aceleração.
    Em relação ao meu dia - a - dia posso considerar um esporte que pratico o "FUTEBOL". Quando um jogador de futebol vai cobrar um pênalti, ele estará aplicando uma força "X" na bola direcionando-a a ao gol.
    E quando a bola chegar ao gol o goleiro esta aplicando uma força "X" contraria parando a bola para não levar o gol.
    Depois de ter estudado sobre a Lei da Inércia, posso concluir que ela esta presente em tudo que fazemos em nosso dia - a - dia, como por exemplo o "FUTEBOL" que é uma atividade física importante para nossa saúde.

    Olá Kauan
    Parabéns pelo empenho, mas ainda continuo pensando que poderia ter aprofundado mais sua resposta, buscando informações do dia a dia das pessoas.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Dom 30 Mar 2014, 8:44 pm

    gabriellli escreveu:A primeira lei de Newton explica que todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento em uma linha reta,a menos que ele seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas a ele.Se você estiver em um trem,de olhos fechados,as vezes terá dificuldade de dizer se está em movimento ou não,mas quando olha para fora e vê a paisagem em movimento logo se dá conta de que está se deslocando.O mesmo aconteceria a todos nós se a Terra freasse de repente o seu movimento:nos sentiríamos sendo 'jogados',e isso certamente causaria grandes catástrofes,dependendo da intensidade desta 'freada'.Todos que estejam em movimento uniforme em relação aos outros podem dizer que seu ponto de vista é o correto,significa que os movimentos são relativos,ou seja todo corpo que esta em repouso tende que permanecer em repouso.Tudo isso está ligado á primeira lei de Newton,também conhecida como Lei da Inércia.
    A lei da Inércia mostra que se um objeto em movimento não contar com algo que possa segurá-lo,ou seja,aplicar um impulso contrário ao movimento,sua tendência será permanecer em movimento para sempre essa tendência em continuar o movimento mantendo constante sua velocidade é chamada de Inércia.


    Aluna: Gabrieli
       Nº: 11
    Turma: 1º 'B'

    Olá Gabrieli
    Sua resposta ficou muito técnica, ou seja, gostaria que tivesse feito algo mais próprio.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Dom 30 Mar 2014, 8:57 pm

    Ana Julia Guder escreveu:Primeira lei de Newton:
    A primeira lei de Newton, defende que um objeto em repouso, continuara em repouso até que uma força seja aplicada sobre ele, um objeto em movimento, continuara em movimento constante, enquanto nenhuma força for aplicada sobre ele, a Inercia defende a ideia de que a aceleração causa uma ação, um exemplo disso é quando uma pessoa esta andando a cavalo, e o cavalo der um arranque bruscamente você sera arremessado para traz pois o seu corpo esta em estado de repouso, o mesmo acontecerá se o cavalo parar no meio de uma tragetória seu corpo sera arremessado para frente pois estara em movimento contante.    
    Aluna : Ana Julia Guder
    Ano : 1 ''a''
    Número: 03


    Olá Ana Julia
    Parabéns pelo empenho, porém penso que poderia ter aprofundado mais sua resposta, indo além do que os sites nos trazem.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Dom 30 Mar 2014, 9:06 pm

    Alana Santtos escreveu:A primeira Lei de Newton pode ser enunciada como: um corpo que está parado permanecerá parado até que atue sobre ele uma força resultante, bem como, um corpo que está em movimento retilíneo tende a permanecer em movimento retilíneo até que algo atrapalhe seu trajeto.
    A inércia pode ser explicada como a tendência que o nosso corpo tem a continuar o mesmo movimento, como por exemplo no modo de nos locomover tanto em veículos auto-motores ou não, pois o nosso corpo está em movimento juntamente com ele e caso ocorra uma parada imediata o nosso corpo continuará no mesmo movimento.
    Se pararmos para pensar, tudo é inércia!
    Em nosso dia-a-dia tudo esta relacionado ao movimento, como no simples ato de abrir e fechar a porta, a janela, o forno em brincadeiras como alerta, caçador, peteca, bolinhas de gude, pião, ioiô, nos veículos que usamos, quando quebramos um copo, na gangorra, no balanço, em tudo!
    Eu acho que estudar sobre a Inércia é importante, porque assim sabemos o porque das coisas acontecerem, notamos coisas que antes nos passavam despercebidas e o mais importante, evitamos acidentes.  Smile 


    1° "B"
    Número: 01

    Olá Alana
    Parabéns pelo empenho, sua resposta ficou sintetizada, mas você trouxe informações interessantes, mas da próxima vez sugiro que faça com antecedência. Assim teremos mais tempo para discussão.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    kauan_carvalho

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo PR

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  kauan_carvalho em Seg 07 Abr 2014, 4:43 pm

    Admin escreveu:
    kauan_carvalho escreveu:
    Admin escreveu:
    kauan_carvalho escreveu:
    A 1° Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: um corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso a menos que sobre ele passe a atuar uma força resultante. E um corpo que esta em movimento retilíneo ou uniforme tende a continuar em movimento retilíneo e uniforme a menos que sobre ele passe uma força resultante. A Inércia é a ação contra a aceleração. Em relação ao meu cotidiano é quando estou parado em um semáforo com um carro, todos pensam que meu corpo vai para trás, mas na verdade ele tende a permanecer parado e quando eu engato a 1° marcha e o carro se desloca para frente eu tenho a tendência a permanecer na posição inicial. E se um carro estiver em uma velocidade de 100 Km/h e tiver que dar uma freada brusca meu corpo tenderá a permanecer em movimento se deslocando para frente.
    Enfim, posso concluir que a 1° Lei de Newton é muito importante em meu cotidiano, pois podemos evitar vários acidentes e mortes ao usarmos cintos de segurança.

    Aluno: Kauan Aparecido de Carvalho
    N°: 16
    Turma: 1° B.

    Olá Kauan
    Parabéns pelo empenho, porém tenho total confiança que você pode aprofundar mais seus estudos e melhorar sua resposta.
    att,
    Professor Sandro
    A primeira Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: todo corpo que esta em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". E um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme tende a permanecer em movimento retilíneo e uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "X". O significado pratico de Inercia é que um corpo sempre terá resistência contra a aceleração.
    Em relação ao meu dia - a - dia posso considerar um esporte que pratico o "FUTEBOL". Quando um jogador de futebol vai cobrar um pênalti, ele estará aplicando uma força "X" na bola direcionando-a a ao gol.
    E quando a bola chegar ao gol o goleiro esta aplicando uma força "X" contraria parando a bola para não levar o gol.
    Depois de ter estudado sobre a Lei da Inércia, posso concluir que ela esta presente em tudo que fazemos em nosso dia - a - dia, como por exemplo o "FUTEBOL" que é uma atividade física importante para nossa saúde.

    Olá Kauan
    Parabéns pelo empenho, mas ainda continuo pensando que poderia ter aprofundado mais sua resposta, buscando informações do dia a dia das pessoas.
    att,
    Professor Sandro
    A 1° Lei de Newton, ou princípio da Inércia, pode ser enunciada como: um corpo que esta em repouso, tende a permanecer em repouso, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "F". E um corpo que esta em movimento retilíneo uniforme, tende a continuar em movimento retilíneo uniforme, a menos que sobre ele passe a atuar uma força "F". O significado pratico é que todo corpo tende a resistir a mudanças de seu estado.
    Em relação ao meu dia a dia, posso considerar quando nós temos que empurrar um carro, mas para nós conseguirmos empurrar temos que aplicar uma força "F" e se não aplicarmos uma força "F" o carro não sairá do lugar.

    Tem como importância de evitar mortes de todas as pessoas que utilizam carros em seu dia a dia ao usarmos cintos de segurança.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Discutindo a 1ª Lei de Newton

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 25 Jun 2017, 7:58 pm