Este fórum tem o objetivo de trabalhar a disciplina de Física de uma forma diferenciada com os alunos


    Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Compartilhe
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Qui 08 Maio 2014, 3:47 pm

    andry escreveu:Olá, com base em site eu vou registra um pouco sobre oque a Segunda Lei de Newton quer dizer:
    A Segunda Lei de Newton diz que a força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.
    O significado do Principio Fundamental da Dinâmica é que para haver uma aceleração é precisa que tenha uma força resultante agindo em um corpo. Essa relação pode ser descrita com a equação Fr=m.a.


    Um exemplo da Segunda Lei de Newton do nosso dia a dia é que os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
    Outro exemplo é o atletismo:
    Quando dois atletas de massas iguais inicia sua corrida, o que aplicar mais  força sobre o chão será mais rápido, mas se esses esportistas aplicassem a mesma força sobre o chão mas fossem de massas diferentes oque tivesse menos massa seria mais rápido



    Minha opinião sobre a Segunda Lei de Newton é que ela é importante para calcularmos a velocidade de objetos com massas diferentes.

    [flash(425,350)]http://www.youtube.com/v/IreeoDK2PRg[/flas

    Disponível:http:www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm
    Disponível:http://newtondovalle.blogspot.com.br/2009/05/fisica-do-cotidiano.htm


    Nome: Andrieli Biesdorf
    Nª: 02
    Turma: 1ano B
    Olá Andrieli,
    Gostei da sua resposta, pois ela explica a 2ª Lei de Newton de uma forma simples, e também achei interessante o exemplo que você usou, o do atletismo e é isso mesmo, quanto maior a força maior a aceleração e quanto maior a massa menor a aceleração.
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Qui 08 Maio 2014, 3:56 pm

    tainá_regina escreveu:Olá pessoal, depois de ter pesquisado vários textos e vídeos sobre a Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica separei o seguinte material para explicar sobre o assunto.
    Texto sobre a 2ª Lei de Newton



    Após ter estudado o material e ter lido outras fontes de pesquisa foi possível registrar que a Segunda Lei de Newton diz que se uma força resultante não nula for aplicada em um corpo ele sofrerá uma aceleração, ou seja, ele irá aumentar sua velocidade. E se uma força for aplicada em um corpo no sentido contrário de sua aceleração ele irá parar.
    O significado prático do Princípio Fundamental da Dinâmica é que para haver uma aceleração é preciso que tenha uma força resultante agindo sobre ele e para saber o valor dessa força é usada seguinte equação: Fr = m . a.
    Também há uma relação entre a aceleração, a força e a massa de um objeto, pois se for aplicada a mesma força em dois objetos ‘A’ e ‘B’ de massas diferentes a aceleração de ambos irá ser diferente.
    Exemplo: A força é a mesma, porém a aceleração de B é maior que de A, pois tem menor massa.


    No meu dia a dia é muito comum encontrar esse tipo de relação, por exemplo: imaginem que em um dia de faxina você precisa empurrar o sofá então vai estar aplicando uma força resultante sobre ele e consequentemente vai estar gerando uma aceleração, só que num outro dia há uma criança sentada no mesmo sofá, então vai ser mais difícil empurrar e é preciso aplicar uma força maior para que se tenha a mesma aceleração.
    Outro exemplo é se você está carregando uma pessoa na garupa da bicicleta sua aceleração vai ser menor do que se estivesse sozinho e aplicando a mesma força resultante nas duas situações.



    Em minha opinião é muito importante entender sobre a Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, pois a partir disso será mais fácil entender porque em certas horas do nosso dia a dia é preciso aplicar forças maiores e com velocidades diferentes em objetos e para saber como calcular a aceleração de objetos com massas e forças diferentes.

    Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em:  18/04/2014 ás 15:30 horas.
                       <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:00 horas.
                       <https://www.youtube.com/watch?v=xJz-k7K5YGU> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:15.

    Nome: Tainá Regina
    Nº: 26
    Série: 1º 'B'
    Turno matutino
     Smile 
    Olá tainá,
    Gostei muito de sua resposta, achei ela além de bem explicativa muito interessante, já que você citou exemplos que estão praticamente no cotidiano de todos.
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Qui 08 Maio 2014, 4:04 pm

    Olá pessoal, venho através deste vídeo e texto, citar exemplos e esclarecer de forma prática a 2º Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica.



    De acordo com essa Lei, a 2º Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada.
    Com este vídeo foi citado o exemplo da bicicleta , se uma pessoa aplicar uma força "X" em uma criança que esta em uma bicicleta  e aplicar a mesma força em um adulto , a aceleração da criança é maior do que a do adulto, devido a diferença de massa entre ambos .



    Vou citar um outro exemplo , do meu dia-a-dia, se eu fosse mudar de lugar um móvel em minha casa como por exemplo um guarda roupa. Se o guarda roupa estiver vazio eu irei aplicar uma força "X" e se o guarda roupa estiver cheio eu irei aplicar uma força maior , porque a massa é maior.



    Disponível em : http://student.dei.uc.pt/~jpgg/Lei_de_Newton.htm
    Disponível em:  http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm
    Disponível em:  http://www.youtube.com/results?search_query=exemplos+do+dia-a-dia+da+segunda+lei+de+newton

    Nome: Alysson Romão
    N°: 2
    1° ano "A"
    avatar
    cleiton_ricardo

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 19
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  cleiton_ricardo em Qui 08 Maio 2014, 6:36 pm

    olá! De acordo com segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração A força resultante que atua sobre um corpo ou peso em massa,
    pode ser calculado em formula

      Fr = m . a
      sendo:
      Fr – Força resultante;
      m – massa;
      a – aceleração.

    De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário que aja uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostrarei





    Ao aplicar uma força sobre um objeto,a vera uma aceleração que será dependente de sua massa.Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele sofrera uma aceleração maior quando a massa for 0,5 kg e uma pequena aceleração quando a massa for 4 kg. Isso significa que quanto maior a massa de um corpo, maior precisa ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.

    Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para mudar seu estado de movimento, podemos dizer que a segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.

    A segunda Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica), é o segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. Quando uma força resultante atua, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força,



    Um exemplo que posso ter no dia a dia e um jogo de futebol quando a pessoa chuta ou seja álpica uma força  sobre a bola.representado na imagens





    Em minha opinião é muito importante entender sobre a Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, pois a partir disso será mais fácil entender porque em certas horas do nosso dia a dia é preciso aplicar forças maiores e com velocidades diferentes em objetos e para saber como calcular a aceleração de objetos com massas e forças diferentes.e podemos entender que o objeto so se move com forme a aceleração  

    Disponivel em: <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em:  18/04/2014 ás 15:30 horas.
                      <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:00 horas.
                      <https://www.youtube.com/watch?v=xJz-k7K5YGU> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:15.
    avatar
    vanderleiazahn

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo parana

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  vanderleiazahn em Qui 08 Maio 2014, 7:00 pm

    Ola pessoal ,o que podemos registrar sobre a segunda lei de newton e que a força resultante de um corpo e igual ao produto da massa pela aceleração a segunda lei de newton tambem nos mostra como força e aceleração se relacionam essas duas grandes riquezas sao diretamente proporcionais isso quer dizer que se aumenta a força a aceleração tambem aumenta na mesma proporção os exemplos das leis de newton com o nosso dia a dia sao quando alguém  esta dirigindo  e pisa no acelerador e aplicada uma força sobre o carro ou então  quando estamos jogando futebol e aplicada uma força sobre a bola ,ou seja quando estamos empurrando alguma coisa leve nao   precisamos aplicar muita força ao contrario de quando estamos empurrando uma coisa pesada temos que aplicar uma força bem maior .
    As leis de newton sao importantes na nossa vida para muitas coisas mais algumas que sempre usamos sao por exemplo para fazer cálculos calcular a velocidade das coisas e etc .


    avatar
    cristian_fiorentin

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 12/02/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  cristian_fiorentin em Qui 08 Maio 2014, 7:35 pm

    olá pessoal com base no texto e no vídeo vou explicar um pouco sobre a 2° Lei de Newton!!



    De acordo com a segunda Lei de Newton a força resultante que atua
    sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração
    por ele adquirida.

                                 FR = m . a
    Sendo:

    Fr- Força resultante.
    M - Massa.
    A - Aceleração.

    de acordo com essa lei para que se mude o estado de movimento de
    um objeto dependerá da massa que ele possui,

    A 2°Lei de Newton diz que é sempre diretamente proporcional ao
    produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja
    F= m.a

    Exemplo: Quando uma força de 12N é aplicada em um corpo de 2 Kg
    qual é aceleração adquirida por ele?

    F=ma
    12=2a
    a=6m/s²

    Acesso em :

    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php 08.05.2014 as 19:31:46 horas
    http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm 08.05.2014 as 20:18:14 horas
    http://www.explicatorium.com/CFQ9-Newton-lei-2.php 08.05.2014 as 21:47:35

    Nome: Cristian Fiorentin
    Numero: 05
    1° Ano B
    avatar
    tainá_regina

    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  tainá_regina em Qui 08 Maio 2014, 7:40 pm

    leomar_caetano escreveu:A 2º lei de newton, que foi enunciada por Isaac Newton no século XVII, explica o fato de que qualquer aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a força aplicada e inversamente proporcional a sua massa inercial(inicial).
    Parece um pouco confuso, então vou explicar oque essa lei quer dizer, com alguns experimentos.
    Exemplo 1:
    Imagine um  bloco que esta sendo puxado por uma força, e irá se movimentar sob uma superfície livre de qualquer atrito.


    Ao se deslocar a aceleração deste corpo vai aumentar no decorrer do tempo e se calcularmos  a velocidade instantânea desse objeto verificaremos que sua velocidade aumenta uniformemente.


    Se pegarmos o mesmo bloco e aplicarmos uma força duas vezes maior que o do primeiro exempto, sua aceleração duplicará. O mesmo acontecerá se triplicarmos a força, nesse casa a aceleração será três vezes maior e assim sucessivamente, ou seja, a aceleração de um um corpo é o resultado do tamanho da força que foi colocada sobre ele.


    Agora ao invés de aumentarmos a força, vamos aumentar a massa do bloco, colocando outro bloco idêntico sobre o primeiro. Ao aplicar uma força igual a do primeiro exemplo, notaremos que a aceleração desse objeto cai pela metade. Se acrescentarmos mais um outro bloco sobre esses dois, a sua aceleração será um terço  da aceleração anterior, etc.


    Então concluímos que quanto maior a massa que um corpo possui menor sera sua aceleração e maior sera a força aplicada sobre ele. E se essa força foi exercida no sentido contrario irá haver uma desaceleração ou seja a aceleração vai diminuir ou até parar.
    O significado prático do Principio Fundamental da Dinâmica é que uma força gera uma aceleração.
    Na formula matemática, expressamos a 2º lei de newton desta maneira.
    Fr = m.a
    Fr: é a força aplicada.
    M: é a massa do corpo
    a: é a aceleração do corpo.
    Para facilitar ainda mais o compreendimento dessa lei vou citar como exemplo, dois esportes, a natação e a patinação no gelo.
    Na natação se duas pessoas de mesma massa, dessem um impulso no suporte fara da piscina o primeiro atleta que chegaria a água seria oque aplicou maior força ao saltar, dando a ele uma pequena vantagem. Ao nadarem percebemos que será o mais rápido o indivíduo que produziu mais força ao nadar. Se esses atletas aplicassem  a mesma força ao saltarem na água e nadassem com a mesma intensidade mas tivessem massas diferentes, oque tivesse a menor massa iria ser o mais veloz.


    Na patinação no gelo, quanto mais força o patinador faz contra o gelo, maior sera sua velocidade. Pessoas maiores ou seja de maiores massas levam mais tempo para acelerar. Também percebe se na patinação no gelo que o atrito entre patins e o gelo é menor que o de patinação de salão , já que a pressão exercida pelo patinador faz o gelo derreter nos pontos de contato durante o movimento, propiciando uma maior aceleração.


    Já no meu cotidiano essa lei esta presente em vários momentos, como quando removo algo de minha casa (ex:sofá, geladeira) e quanto maior massa eles possuírem maior será a força que terei que aplicar sobre o mesmo para deslocalo.
    Outro exemplo é quando ando de carro ou onibus onde a velocidade de ambos dos veículos só irão aumentar ou diminuir, pois o freio e o motor estão aplicando uma força sobre eles.
    Na minha opinião essa lei tem uma importância enorme não apenas no meu dia a dia mas no de todos, já que ela está presente em praticamente tudo, desde de locomoção por veículos até simples coisas como arrastar um lápis.
    Ela serve para termos noção e calcularmos a força que iremos aplicar em algo de massas diferentes.
    Disponível: http://cefetsp.br/edu/okamura/2_lei_newton_resumo_teorico.htm
    acesso em 01/05/14
    Disponível: www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava-serie/mecanica14.php
    acesso em 01/05/14
    Disponível: www.emdialogo.uff.br/content/fisica-e-educacao-fisica-juntas-na-sala-de-aula
    acesso em 02/05/14




    Nome:Leomar Caetano de Oliveira.
    Nº:17
    Turma: 1º B.

    Olá Leomar, achei sua resposta interessante e explicativa, pois ela contem muitas informações e uns exemplos bem legais, principalmente o da piscina e o da patinação, pois realmente os atletas com menas massa atingem maior aceleração.
    avatar
    damyrafael

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Pr

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  damyrafael em Qui 08 Maio 2014, 9:32 pm

    Vagner Antunes escreveu:Olá pessoal, com base no material que pesquisei, venho através deste vídeo para explicar sobre a 2° Lei de newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.

    Após ter lido e analisado as fontes de pesquisa, posso descrever que a a Segunda Lei de Newton diz que  um objeto que está parado em relação a um ponto de referência, sua velocidade é zero. Se for colocado em movimento, sua velocidade deixará de ser zero, e portanto, o objeto foi acelerado. Do mesmo modo, um objeto que está em movimento uniforme, sua aceleração é zero, apenas se ele for forçado a parar, ou seja ele sofreu uma desaceleração. Disso, concluímos que a atuação de uma força resultante sobre um corpo produz nele uma aceleração ou uma desaceleração.

    O significado prático do Princípio Fundamental da Dinâmica é que uma Força Resultante que atua sobre um objeto gera aceleração. É simbolizada pela seguinte equação Fr: m.a.
    Por exemplo: Uma melancia que tenha 1 quilograma de massa, e sua aceleração seja de 0,4 m/s² então sua força resultante será 1 kg vezes 0,4 m/s² que o resultado é 0,4 N.

    Também há  relação entre a aceleração, a força e massa de um objeto, porque ao aplicar uma força em ambos os objetos "A" e "B" de massa diferentes, a aceleração de ambos os dois será diferente.

    No meu cotidiano é comum encontrar esse tipo de relação por exemplo: na academia ao levantar um peso de 10 quilos você terá que aplicar uma determinado força, e se você for levantar um peso  de 20 quilos terá que dobrar a força aplicada para poder levantar, e isso você consegue fazer através dos treinamentos. No esporte em que prático também é comum encontrar esse exemplos pois ao bater em uma peteca, se você quer colocar ela no fundo da quadra você deve aplicar uma força maior aumentando a aceleração da peteca , e se você quiser dar uma curta na rede deverá aplicar uma força menor diminuindo a aceleração.Na movimentação de quadra também está associada pois, se o atleta estar na posição na expectativa  ele deverá aplicar uma força menor para movimentar na quadra, com isso, ele ganhará tempo e conseguirá  chegar mais rápido nas petecas, conseguindo surpreender o adversário.

    Na minha opinião é importante conhecer a 2° Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica pois, auxilia a entender melhor em nosso cotidiano as determinadas forças que temos que aplicar para obter determinadas acelerações como simples andar de bicicleta pois em uma reta você tem que aplicar uma determinada força, e já em uma subida você tem que aplicar uma força maior para obter a mesma aceleração  e até mesmo ao limpar uma casa ao ter que aplicar determinadas força para empurrar a estante, o sofá, a mesa ou o tapete.


    Disponível em :<http://www.youtube.com/watch?v=HJQC6QEu2iM> Acesso em: 25/04/2014 às 18:45 horas.
    Disponível em :<http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 25/04/2014 às 19:00 horas.
    Disponível em :<http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em: 25/04/2014 às 19:30 horas.


    Aluno: Vagner Mauricio da Silva Antunes
    N°30
    Série: 1° ano B
    Turno: Matutino
    Olá Vagner, gostei muito da sua explicação sobre a 2º Lei de Newton, e também gostei mais do exemplo sobre a academia pois algumas pessoas acham que é fácil de cara ir já tentando ergue 30, 40 kg sem ao menos ter erguido um saco de arroz, e até mesmo ao fazerem isso podem acabar machucando algum musculo, ou a barra de ferro cair em si próprio.
    avatar
    damyrafael

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Pr

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  damyrafael em Qui 08 Maio 2014, 9:38 pm

    cleiton_ricardo escreveu:olá! De acordo com segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração A força resultante que atua sobre um corpo ou peso em massa,
    pode ser calculado em formula

      Fr = m . a
      sendo:
      Fr – Força resultante;
      m – massa;
      a – aceleração.

    De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário que aja uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostrarei





    Ao aplicar uma força sobre um objeto,a vera uma aceleração que será dependente de sua massa.Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele sofrera uma aceleração maior quando a massa for 0,5 kg e uma pequena aceleração quando a massa for 4 kg. Isso significa que quanto maior a massa de um corpo, maior precisa ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.

    Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para mudar seu estado de movimento, podemos dizer que a segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.

    A segunda Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica), é o segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. Quando uma força resultante atua, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força,



    Um exemplo que posso ter no dia a dia e um jogo de futebol quando a pessoa chuta ou seja álpica uma força  sobre a bola.representado na imagens





    Em minha opinião é muito importante entender sobre a Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, pois a partir disso será mais fácil entender porque em certas horas do nosso dia a dia é preciso aplicar forças maiores e com velocidades diferentes em objetos e para saber como calcular a aceleração de objetos com massas e forças diferentes.e podemos entender que o objeto so se move com forme a aceleração  

    Disponivel em: <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em:  18/04/2014 ás 15:30 horas.
                      <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:00 horas.
                      <https://www.youtube.com/watch?v=xJz-k7K5YGU> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:15.
    Olá Cleiton, gostei da sua explicação sobre a 2º Lei de Newton pois explica a formula para cálculos, e também gostei dos seus exemplos sobre o chute, para que nos possamos fazer o gol precisamos aplicar uma força mais do que um toque para que o goleiro não pegue o chute.
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Sex 09 Maio 2014, 10:05 pm

    stéphane vanelli escreveu:
    Admin escreveu:
    stéphane vanelli escreveu:


    Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica
    Na Primeira Lei de Newton, ou Princípio da Inércia, vimos que a Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem no seu estado natural (movimento retilíneo e uniforme ou repouso) e que um corpo só altera seu estado se, sobre ele, atuar uma força.
    Disso, concluímos que a ATUAÇÃO DE UMA FORÇA RESULTANTE SOBRE UM CORPO PRODUZ UMA ACELERAÇÃO. Esse é o tema da Segunda Lei de Newton.
    A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.



    Um exemplo prático e comum está nas partidas de vôlei. Ao dar um toque na bola o jogador coloca determina força fazendo com que a bola adquira altura ideal para que outro jogador possa fazer a famosa ‘cortada’ (ataque).
    Para se obter um ataque com sucesso é necessário que o jogador coloque força na bola, e quanto maior força ele colocar, maior será a aceleração da bola, mais rápido ela chegará a quadra adversária e mais difícil será para o time adversário defendê-la.



    Olhando a Segunda Lei de Newton dessa forma parece que é algo básico, mas se engana quem pensa assim, pois há vários conceitos e significados ligados a ela. Para melhor entendermos essa lei, abaixo estão alguns desses significados e conceitos, veja:
    Aceleração = variação da velocidade de um determinado corpo em certo tempo.
    Velocidade Instantânea = é a velocidade com que um corpo percorre uma trajetória em um determinado tempo.
    A velocidade pode permanecer a mesma durante todo o intervalo de tempo (movimento uniforme) ou pode variar - aumentar ou diminuir - (movimento variado).
    Grandeza = é tudo aquilo que pode ser medido (ex: massa, temperatura).
    Grandeza vetorial = grandeza que é caracterizada por um módulo, uma direção e um sentido e pode ser representada por meio de um segmento de reta orientado, denominado vetor.
    A Força é uma grandeza vetorial.
    Força resultante = é o conjunto de mais de uma força aplicada em um mesmo corpo ou objeto.
    Massa = é a quantidade de matéria de um corpo. Quanto maior a quantidade da massa de um objeto, maior deve ser a força aplicada para se obter determinada aceleração do que um objeto de menor massa.
    Por exemplo, se eu tiver um bloco de 1 kg e aplicar nele uma força de 1N sua aceleração será 1 m/s², e se eu aplicar essa mesma força em um bloco de 2 kg a sua aceleração será de 0,5 m/s². Para que o bloco de maior massa tenha a mesma aceleração que o bloco de menor massa é necessário aumentar a força aplicada para 2N.
    Atrito = é uma força que se opõe ao movimento. Pode ser o ar, a água, a aspereza de uma superfície, depende da situação em que está ocorrendo o movimento.
    Por exemplo, para que um barco avance na água é necessário que o navegador aplique uma força. Quando há correnteza, o navegador deverá aplicar uma força maior, pois, do contrário o barco irá diminuir sua velocidade ou até mesmo parar.
    Força peso = corresponde à atração exercida por um planeta (gravidade = g) sobre um corpo em sua superfície. Ela pode ser calculada da seguinte maneira: P = m x g.
    Um corpo apresenta pesos diferentes, depende da gravidade que está sendo exercida sobre ele. Ex: Um pedaço de madeira com massa 2 kg na Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s² possui o seguinte peso:
    P= 2 x 9,8
    P = 19,6N.
    Força de tração = é a força transmitida de um corpo para outro através de um objeto intermediário.
    Por exemplo, quando uma pessoa arrasta um caixote, puxando-o por uma corda amarrada nele. É a corda que transmite a força da pessoa para o caixote.



    Concluindo tudo, a Segunda Lei de Newton é muito útil para a Mecânica, através dela, foi possível obter tecnologias (máquinas industriais) que reduziram a mão de obra e aumentaram a produção. Um exemplo disso são os engenhos de cana de açúcar.
    Ainda hoje, esta lei é muito importante, tanto para surgir novas modernidades tecnológicas, quanto para calcular a força usada em determinados momentos, por exemplo, em um levantamento numa apresentação de circo ou dança.

    Disponível em:  <http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm>  Acesso: 28 Abr 2014
    <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php>  Acesso:28 Abr 2014
    < http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso: 2 Mai 2014
    < http://student.dei.uc.pt/~jpgg/Lei_de_Newton.htm> Acesso: 2 Mai 2014
    <https://www.google.com.br/search?q=segunda+lei+de+newton&rlz=1C1TBGN_enBR516BR517&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6T1kU7eWNoqOyATvn4DADA&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1051&bih=605 > Acesso: 2 Mai 2014

    Nome: Stéphane Vanelli
    Nº 28
    1º A

    Olá Stéphane
    Parabéns pelo empenho, sua resposta ficou adequada.
    att,
    Professor Sandro
    Professor devo acrescentar alguma coisa à mais?

    Olá Stéphane
    Fica a seu critério.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Sex 09 Maio 2014, 10:09 pm

    luanapereira escreveu:Princípio Fundamental da Dinâmica foi estabelecido por  Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos. Esse princípio consiste na afirmação de que é necessária aplicação de uma força para movimentar um corpo em repouso e para que o corpo em movimento pare é necessária à desaceleração da força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade de aplicação da força. Ou seja, quanto maior for à força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
    A 2ª Lei de Newton pode ser escrita da seguinte forma:




    Onde:
    (F é a força aplicada, sentido e direção), (m é a massa do corpo) e (a é a aceleração do corpo).  
    F=N    M=Kg   A=m/s²

    Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
    Se o carrinho do supermercado estiver vazio, é muito fácil fazê-lo correr. Mas se o carrinho estiver cheio, você tem que se esforçar muito para fazê-lo andar.





    Essa imagem do tríceps pulley é muito importante na dinâmica. Esse equipamento é um cabo passando por duas roldanas preso a um peso que vai ser erguido. Então a pessoa vai exercer uma força nessa equipagem, causando uma aceleração.
    Essa lei é importante, pois é nela que estão as equações e cálculos fornecidos. Uma característica importante: quando aplicada a Segunda Lei de Newton aos acidentes e a utilização de cintos de segurança, a força do passageiro é a massa do veículo multiplicada pela aceleração.

    Disponível em:
    http:<//fisicafascinante.tumblr.com/post/27435394464/segunda-lei-de-newton> Acesso: 01 Mai 2014
    http:<//www.infopedia.pt/$lei-fundamental-da-dinamica> Acesso : 01 Mai 2014
    http:<//amostravirtual.blogspot.com.br/2009/06/isaac-newton-dinamica.html> Acesso: 06 Mai 2014

    Aluna: Luana Pereira Martins
    N°: 17
    1°A

    Olá Luana
    Sua resposta ficou adequada, você inseriu informações importantes.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Sex 09 Maio 2014, 10:12 pm

    ELIEZER escreveu:OLA PESSOAL VENHO A EXPLICAR  A SEGUNDA LEI DE NEWTON QUE É ''Principio Fundamental da Dinâmica''..

    Em experiências diárias podemos observar o movimento de um corpo a partir da interação deste com um (ou mais) corpo(s). Como por exemplo, quando um jogador de tênis dá uma raquetada numa bola, a raquete interage com ela e modifica o seu movimento. Quando soltamos algum objeto a uma certa altura do solo e ele cai, é resultado da interação da terra com este objeto. Esta interação é convenientemente descrita por um conceito chamado força
    O princípio fundamental da dinâmica enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento (também chamada de momento linear p) de um corpo é igual à soma das forças aplicadas neste corpo. Este princípio é chamado também de Segunda Lei de Newton. Quando a massa é constante a força é dada por:




    ESTE VÍDEO EXPLICOU UM POUCO COMO É COMPARADA A 2° LEI DE NEWTON QUE É MUITO PARECIDA COM A PRIMEIRA LEI ..  



     









    ISSO EXPLICA UMA PARTE DA SEGUNDA LEI DE NEWTON ... OBRIGADO  

    ACESSO EM : http://pt.wikipedia.org/wiki/Din%C3%A2mica


    NOME : ELIEZER


    N° 07

    1° ''A''

    PERÍODO : MATUTINO

    Olá Eliezer
    Parabéns pelo empenho, porém sugiro que tome um pouco de cuidado ao escolher um site de pesquisa. A wikipedia não é muito confiável.
    att,
    Professor Sandro
    avatar
    patrick lorenzetti

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 18
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  patrick lorenzetti em Dom 11 Maio 2014, 6:06 pm

    patrick lorenzetti escreveu:Olá pessoal venho por meio deste vídeo e texto tentar explicar um pouco sobre a 2ºLei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.
     
     Após ter lido alguns textos  posso dizer que a 2ºLei de Newton é a força resultante que atua sobre um corpo será proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.Está equação foi descrita primeiramente por Isaac Newton no século XVII.
    Fr=força resultante.
    M=massa do corpo em (Kg).
    A=aceleração adquirida do corpo.
    A equação fica assim Fr=m x a.
    Dado um sistema por onde o corpo é puxado por uma corda,podemos considerar que a força aplicada na corda,será aplicada no corpo,isso é chamado de força de tração.
     Um exemplo,um bloco de 10kg e quisermos fazer com que ele adquira a velocidade de 1m/s²,a equação ficaria assim:      
               Fr=m x a > Fr=10kg x 1m/s²>Fr=10N
     A 2ºLei de Newton,está presente no nosso dia a dia,por exemplo:quando abrimos ama porta,empurramos alguma coisa,andamos de bicicleta,etc;quanto maior a força aplicada,maior será a velocidade/aceleração adquirida.
     Na minha opinião é importante conhecer a 2ºLei de Newton,pois com ela nós podemos calcular a velocidade de objetos de diferentes tamanhos e massas.

     Fontes;
     Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm>Acesso em 29/04/2014.
     Disponível em:<https://youtube.googleapis.com/v/IlcJDn-OUGM>Acesso em 29/04/2014.
     Disponível em <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm>Acesso em 28/04/2014.

     Aluno:Patrick Lorenzetti
     Nº:23
     Série:1º"A"
     Turno:Matutino
    avatar
    gustavoteixeira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  gustavoteixeira em Dom 11 Maio 2014, 7:38 pm

    Admin escreveu:
    gustavoteixeira escreveu:Olá pessoal, venho através de um texto e um vídeo poder explicar um pouco sobre como funciona 2 Lei de Newton.

     2ª Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinâmica

        A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que actuam num corpo não é nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de uma outra grandeza conhecida: a aceleração.

    2ª lei de Newton:
        Se existe a ação de forças ou a resultante das forças efetuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa.

        Pode-se concluir então, que ao efetuar uma resultante de forças não-nula sobre um corpo, este corpo ficará sujeito à ação de uma aceleração. Esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor.


        A equação acima envolve a resultante das forças, isto é, o efeito combinado de todas as forças que efetuam no corpo. A não ser no caso de efetuar somente uma força no corpo, em que a resultante é a própria força.
    Outra observação importante é que se trata de uma equação vectorial, entre duas grandezas vectoriais, o que indica que a força resultante terá a mesma direção e sentido da aceleração e vice-versa.



         Após fazer a pesquisa sobre a 2 Lei de Newton, pude observar que ela esta muito presente em nosso dia a dia, inicialmente o que você entende sobre a 2 Lei de Newton, e que se você aplicar uma força sobre dois corpos de massa diferente eles não terão a mesma velocidade, para que tenham a mesma velocidade eles vão precisar ter a mesma quantidade de massa. Alguns exemplos, se você empurrar uma criança em cima de um skate ela atingira uma determinada velocidade, agora se você empurrar um adulto em cima de um skate ele não terá a mesma velocidade da criança, porque o peso ou massa dele e maior do que a criança. Agora se um adulto chutar uma bola em direção a um gol com uma determinada força, e uma criança também chutar a bola em um gol, a bola que o adulto chutou terá uma velocidade superior a da criança porque o adulto tem uma massa ou força superior a da criança.



        Eu acho que a 2 Lei de Newton e importante porque com auxilio dela podemos fazer cálculos para saber qual vai ser a velocidade final dos objetos, de muitas diferentes massas.

    Disponível em:http://student.dei.uc.pt/~jpgg/Lei_de_Newton.htm Acesso em:19/04/2014 ás 13:00
    Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IreeoDK2PRg Acesso em:19/04/2014 ás 14:35
    Disponível em:http://www.google.com.br/imgres? Acesso em:19/04/2014 ás 15:25

    Aluno:Gustavo Henrique
    Numero:14
    Ano:1 B
    Turno:Matutino

    Olá Gustavo
    Parabéns pelo empenho em desenvolver sua atividade, ela ficou adequada, com informações corretas, porém penso que você consegue aprofundá-la.
    att,
    Professor Sandro

    Outros exemplos da 2 Lei de Newton, se você tiver um carrinho de supermercado e ele estiver vazio será fácil de empurrar, agora se ele estiver cheio você terá que aplicar uma força maior do que quando ele estava vazio. Se você estiver andando em uma bicicleta de machas, e ela estiver na macha leve, será fácil de andar, agora se você trocar de macha colocando em uma macha mais pesada você terá que aplicar uma força maior.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Seg 12 Maio 2014, 1:07 pm

    Admin escreveu:
    hector dallanora escreveu:Olá pessoal, venho através desse vídeo e sínteses tentar explicar de forma mais fácil sobre a Segunda Lei de Newton - Pricípio Fundamental da Dinâmica.
     
    "A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional à massa pela aceleração por ela adquirida". Como é representada abaixo:
    Fr= m . a
    Sendo:
    Fr- Força resultante
    M- Massa
    A- Aceleração
    Para mudar o movimento de um objeto, é necessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, ou variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada.

    Podemos ver apartir da figura, que a Força resultante foi a mesma em todas as situações, mas como a massa foi alterada ocorreu o aumento/diminuição da Aceleração.
    Apartir da Segunda Lei de Newton, também chegamos a outra importante definição na física, o Peso.
    A força Peso corresponde a atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua sperfície. Equação:
    P= m . g
    Sendo g a aceleração da gravidade local.
    A massa é um valor fixo mas o peso não.
    ex:. Um corpo de massa 20kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8m/s², possui o seguinte peso:
    P=20 . 9,8
    P=196N
    O mesmo corpo, em outro planeta, como Marte, onde g= 3,711m/s², possui o peso:
    P=20 . 3,711
    P=74,22N
    Ou seja, quando você vai a farmácia é errado afirmar "Eu peso", e sim "Minha massa é".
    Quando ando de bicicleta e mais facil do que levar alguem comigo.
    Após concluir os meus estudos aprendi como fazer cálculos para descobrir a aceleração final de objetos, de diferentes massas.
    Disponivel em :<https://www.youtube.com/watch?v=IreeoDK2PRg>
    Disponivel em :<http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm>


    Nome: Hector Dallanora N°: 12  Ano: 1°A

    Olá Hector
    Parabéns pelo empenho, porém ela ficou muito focada na questão dos cálculos. Sugiro que você tente expor um pouco mais sobre a aplicabilidade da segunda Lei.
    att,
    Professor Sandro

    Outro exemplo prático da Segunda Lei de Newton está nas estradas, pois uma carreta que está transitando sem carga irá rodar facilmente por uma rodovia com uma subida íngreme, já quando ela está carregada ela precisa de muito mais potência nas turbinas para subir e mesmo assim não consegue alcançar a mesma velocidade que quando transitava descarregado.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Seg 12 Maio 2014, 1:34 pm

    yanacarolina escreveu:Após consultar algumas fontes de pesquisa, assistir a alguns videos e ler alguns trabalhos feitos aqui pude entender o significado pratico da Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica.
    O que posso registrar sobre essa lei é que quando aplicamos uma mesma força sobre dois objetos de massas diferentes a aceleração será desigual. Por exemplo: uma bola de jogo de tênis de mesa e uma bola de futebol, quando aplicada à mesma força em ambas a aceleração será desigual, pois as massas são diferentes o que faz com que a mais pesada (no caso a de futebol) sofra uma aceleração menor do que a mais leve (no caso a de tênis de mesa).
    Outra parte dessa lei é o estudo do peso, que envolve a gravidade. Para explicar isso podemos pegar como exemplo um lápis e um estojo cheio deles, quando colocados à mesma altura e soltos ao chão o objeto mais pesado é o que chegará ao chão primeiro, pois estamos tratando da gravidade que puxa o objeto para baixo. E também temos o atrito do objeto mais leve.
    Um exemplo que pode ser encontrado em nosso dia a dia com relação a essa lei é a movimentação de um fogão em um dia de faxina. É preciso acelerá-lo para movimentá-lo e ele tem uma massa "x", fazendo essa massa multiplicada pela aceleração obtemos a força necessária para movimentar o fogão.



    Eu considero importante estudar sobre a Segunda Lei de Newton, pois assim associamos fatos do dia a dia com a física e calculamos a força utilizada para movimentar algo, o que antes era algo não possível.  Very Happy 

    Sites utilizados como fonte de pesquisa:
    http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm
    http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php

    Número: 31
    Série: 1° 'A' Matutino.

    Olá Yana, achei muito interesante como você destacou sobre a diferença de força que temos que fazer para com a bola de tênis de mesa e a bola de futebol.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Seg 12 Maio 2014, 1:55 pm

    vanderleiazahn escreveu:Ola pessoal ,o que podemos registrar sobre a segunda lei de newton e que a força resultante de um corpo e igual ao produto da massa pela aceleração a segunda lei de newton tambem nos mostra como força e aceleração  se relacionam essas duas grandes riquezas sao diretamente proporcionais isso quer dizer que se aumenta  a força a aceleração  tambem aumenta na mesma proporção    os exemplos das leis de newton com o nosso dia a dia sao quando alguém  esta dirigindo  e pisa no acelerador e aplicada uma força sobre o carro ou então  quando estamos jogando futebol e aplicada uma força sobre a bola ,ou seja quando estamos empurrando alguma coisa leve nao     precisamos aplicar muita força ao contrario de quando estamos empurrando uma coisa pesada temos que aplicar uma força bem maior .
    As leis de newton sao  importantes  na nossa vida para muitas coisas mais algumas que sempre usamos sao por exemplo para fazer cálculos calcular a velocidade das coisas e etc .



    Olá Vanderleia, achei muito interesante que você citou que ao acelerar o carro estamos praticando a 2ª Lei de Newton, e também sugiro a você que procure alguns videos/imagens para complementar sua resposta.
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Seg 12 Maio 2014, 2:55 pm

    tainá_regina escreveu:Olá pessoal, depois de ter pesquisado vários textos e vídeos sobre a Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica separei o seguinte material para explicar sobre o assunto.
    Texto sobre a 2ª Lei de Newton



    Após ter estudado o material e ter lido outras fontes de pesquisa foi possível registrar que a Segunda Lei de Newton diz que se uma força resultante não nula for aplicada em um corpo ele sofrerá uma aceleração, ou seja, ele irá aumentar sua velocidade. E se uma força for aplicada em um corpo no sentido contrário de sua aceleração ele irá parar.
    O significado prático do Princípio Fundamental da Dinâmica é que para haver uma aceleração é preciso que tenha uma força resultante agindo sobre ele e para saber o valor dessa força é usada seguinte equação: Fr = m . a.
    Também há uma relação entre a aceleração, a força e a massa de um objeto, pois se for aplicada a mesma força em dois objetos ‘A’ e ‘B’ de massas diferentes a aceleração de ambos irá ser diferente.
    Exemplo: A força é a mesma, porém a aceleração de B é maior que de A, pois tem menor massa.


    No meu dia a dia é muito comum encontrar esse tipo de relação, por exemplo: imaginem que em um dia de faxina você precisa empurrar o sofá então vai estar aplicando uma força resultante sobre ele e consequentemente vai estar gerando uma aceleração, só que num outro dia há uma criança sentada no mesmo sofá, então vai ser mais difícil empurrar e é preciso aplicar uma força maior para que se tenha a mesma aceleração.
    Outro exemplo é se você está carregando uma pessoa na garupa da bicicleta sua aceleração vai ser menor do que se estivesse sozinho e aplicando a mesma força resultante nas duas situações.



    Em minha opinião é muito importante entender sobre a Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, pois a partir disso será mais fácil entender porque em certas horas do nosso dia a dia é preciso aplicar forças maiores e com velocidades diferentes em objetos e para saber como calcular a aceleração de objetos com massas e forças diferentes.

    Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em:  18/04/2014 ás 15:30 horas.
                       <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:00 horas.
                       <https://www.youtube.com/watch?v=xJz-k7K5YGU> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:15.

    Nome: Tainá Regina
    Nº: 26
    Série: 1º 'B'
    Turno matutino
     Smile 




    Olá Taína , achei interessante sua resposta, pois você citou a questão do exemplo pratico de limpar a casa que se utiliza no dia-a-dia que esta presente na Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica.
    avatar
    cleiton_ricardo

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 19
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  cleiton_ricardo em Seg 12 Maio 2014, 3:01 pm

    hector dallanora escreveu:
    vanderleiazahn escreveu:Ola pessoal ,o que podemos registrar sobre a segunda lei de newton e que a força resultante de um corpo e igual ao produto da massa pela aceleração a segunda lei de newton tambem nos mostra como força e aceleração  se relacionam essas duas grandes riquezas sao diretamente proporcionais isso quer dizer que se aumenta  a força a aceleração  tambem aumenta na mesma proporção    os exemplos das leis de newton com o nosso dia a dia sao quando alguém  esta dirigindo  e pisa no acelerador e aplicada uma força sobre o carro ou então  quando estamos jogando futebol e aplicada uma força sobre a bola ,ou seja quando estamos empurrando alguma coisa leve nao     precisamos aplicar muita força ao contrario de quando estamos empurrando uma coisa pesada temos que aplicar uma força bem maior .
    As leis de newton sao  importantes  na nossa vida para muitas coisas mais algumas que sempre usamos sao por exemplo para fazer cálculos calcular a velocidade das coisas e etc .



    Olá Vanderleia, achei muito interesante que você citou que ao acelerar o carro estamos praticando a 2ª Lei de Newton, e também sugiro a você que procure alguns videos/imagens para complementar sua resposta.

    Olá Vanderleia. Também pode se citar que na aceleração no carro também tem a desaceleração, que é importante para evitar acidentes muito citado na 1ª Lei de Newton.
    avatar
    ELIEZER

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : TOLEDO PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  ELIEZER em Seg 12 Maio 2014, 3:07 pm

    stéphane vanelli escreveu:


    Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica
    Na Primeira Lei de Newton, ou Princípio da Inércia, vimos que a Inércia é a tendência dos corpos de permanecerem no seu estado natural (movimento retilíneo e uniforme ou repouso) e que um corpo só altera seu estado se, sobre ele, atuar uma força.
    Disso, concluímos que a ATUAÇÃO DE UMA FORÇA RESULTANTE SOBRE UM CORPO PRODUZ UMA ACELERAÇÃO. Esse é o tema da Segunda Lei de Newton.
    A aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.



    Um exemplo prático e comum está nas partidas de vôlei. Ao dar um toque na bola o jogador coloca determina força fazendo com que a bola adquira altura ideal para que outro jogador possa fazer a famosa ‘cortada’ (ataque).
    Para se obter um ataque com sucesso é necessário que o jogador coloque força na bola, e quanto maior força ele colocar, maior será a aceleração da bola, mais rápido ela chegará a quadra adversária e mais difícil será para o time adversário defendê-la.



    Olhando a Segunda Lei de Newton dessa forma parece que é algo básico, mas se engana quem pensa assim, pois há vários conceitos e significados ligados a ela. Para melhor entendermos essa lei, abaixo estão alguns desses significados e conceitos, veja:
    Aceleração = variação da velocidade de um determinado corpo em certo tempo.
    Velocidade Instantânea = é a velocidade com que um corpo percorre uma trajetória em um determinado tempo.
    A velocidade pode permanecer a mesma durante todo o intervalo de tempo (movimento uniforme) ou pode variar - aumentar ou diminuir - (movimento variado).
    Grandeza = é tudo aquilo que pode ser medido (ex: massa, temperatura).
    Grandeza vetorial = grandeza que é caracterizada por um módulo, uma direção e um sentido e pode ser representada por meio de um segmento de reta orientado, denominado vetor.
    A Força é uma grandeza vetorial.
    Força resultante = é o conjunto de mais de uma força aplicada em um mesmo corpo ou objeto.
    Massa = é a quantidade de matéria de um corpo. Quanto maior a quantidade da massa de um objeto, maior deve ser a força aplicada para se obter determinada aceleração do que um objeto de menor massa.
    Por exemplo, se eu tiver um bloco de 1 kg e aplicar nele uma força de 1N sua aceleração será 1 m/s², e se eu aplicar essa mesma força em um bloco de 2 kg a sua aceleração será de 0,5 m/s². Para que o bloco de maior massa tenha a mesma aceleração que o bloco de menor massa é necessário aumentar a força aplicada para 2N.
    Atrito = é uma força que se opõe ao movimento. Pode ser o ar, a água, a aspereza de uma superfície, depende da situação em que está ocorrendo o movimento.
    Por exemplo, para que um barco avance na água é necessário que o navegador aplique uma força. Quando há correnteza, o navegador deverá aplicar uma força maior, pois, do contrário o barco irá diminuir sua velocidade ou até mesmo parar.
    Força peso = corresponde à atração exercida por um planeta (gravidade = g) sobre um corpo em sua superfície. Ela pode ser calculada da seguinte maneira: P = m x g.
    Um corpo apresenta pesos diferentes, depende da gravidade que está sendo exercida sobre ele. Ex: Um pedaço de madeira com massa 2 kg na Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s² possui o seguinte peso:
    P= 2 x 9,8
    P = 19,6N.
    Força de tração = é a força transmitida de um corpo para outro através de um objeto intermediário.
    Por exemplo, quando uma pessoa arrasta um caixote, puxando-o por uma corda amarrada nele. É a corda que transmite a força da pessoa para o caixote.



    Concluindo tudo, a Segunda Lei de Newton é muito útil para a Mecânica, através dela, foi possível obter tecnologias (máquinas industriais) que reduziram a mão de obra e aumentaram a produção. Um exemplo disso são os engenhos de cana de açúcar.
    Ainda hoje, esta lei é muito importante, tanto para surgir novas modernidades tecnológicas, quanto para calcular a força usada em determinados momentos, por exemplo, em um levantamento numa apresentação de circo ou dança.

    Disponível em:  <http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm>  Acesso: 28 Abr 2014
    <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php>  Acesso:28 Abr 2014
    < http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso: 2 Mai 2014
    < http://student.dei.uc.pt/~jpgg/Lei_de_Newton.htm> Acesso: 2 Mai 2014
    <https://www.google.com.br/search?q=segunda+lei+de+newton&rlz=1C1TBGN_enBR516BR517&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6T1kU7eWNoqOyATvn4DADA&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1051&bih=605 > Acesso: 2 Mai 2014

    Nome: Stéphane Vanelli
    Nº 28
    1º A


    olá Stephane achei muito boa sua resposta ate entendi melhor a segunda lei de newton sua explicação foi clara e muito fácil de aprende obrigado e meus parabéns ..
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 3:08 pm

    cleiton_ricardo escreveu:olá! De acordo com segunda Lei de Newton descreve a relação entre força e aceleração A força resultante que atua sobre um corpo ou peso em massa,
    pode ser calculado em formula

      Fr = m . a
      sendo:
      Fr – Força resultante;
      m – massa;
      a – aceleração.

    De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, é necessário que aja uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada, conforme mostrarei





    Ao aplicar uma força sobre um objeto,a vera uma aceleração que será dependente de sua massa.Podemos ver a partir da figura que, ao aplicar uma força de 2N sobre um objeto, ele sofrera uma aceleração maior quando a massa for 0,5 kg e uma pequena aceleração quando a massa for 4 kg. Isso significa que quanto maior a massa de um corpo, maior precisa ser a força aplicada para que se altere seu estado de movimento.

    Sendo a inércia definida como a resistência de um corpo para mudar seu estado de movimento, podemos dizer que a segunda lei de Newton também define a massa como a medida da inércia de um corpo.

    A segunda Lei de Newton (também denominada Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica), é o segundo princípio consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. Quando uma força resultante atua, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força,



    Um exemplo que posso ter no dia a dia e um jogo de futebol quando a pessoa chuta ou seja álpica uma força  sobre a bola.representado na imagens





    Em minha opinião é muito importante entender sobre a Segunda Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica, pois a partir disso será mais fácil entender porque em certas horas do nosso dia a dia é preciso aplicar forças maiores e com velocidades diferentes em objetos e para saber como calcular a aceleração de objetos com massas e forças diferentes.e podemos entender que o objeto so se move com forme a aceleração  

    Disponivel em: <http://www.mundoeducacao.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em:  18/04/2014 ás 15:30 horas.
                      <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:00 horas.
                      <https://www.youtube.com/watch?v=xJz-k7K5YGU> Acesso em: 18/04/2014 ás 16:15.
    Olá Cleiton,
    Achei sua resposta interessante, já que a mesma não fica apenas focada em cálculos matematicos que já temos conhecimento, ela está bem exemplicada com fatos que acontecem em nossos cotidianos.
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Seg 12 Maio 2014, 4:05 pm

    luanapereira escreveu:Princípio Fundamental da Dinâmica foi estabelecido por  Isaac Newton ao estudar a causa dos movimentos. Esse princípio consiste na afirmação de que é necessária aplicação de uma força para movimentar um corpo em repouso e para que o corpo em movimento pare é necessária à desaceleração da força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade de aplicação da força. Ou seja, quanto maior for à força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
    A 2ª Lei de Newton pode ser escrita da seguinte forma:




    Onde:
    (F é a força aplicada, sentido e direção), (m é a massa do corpo) e (a é a aceleração do corpo).  
    F=N    M=Kg   A=m/s²

    Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graças ação de forças aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.
    Se o carrinho do supermercado estiver vazio, é muito fácil fazê-lo correr. Mas se o carrinho estiver cheio, você tem que se esforçar muito para fazê-lo andar.





    Essa imagem do tríceps pulley é muito importante na dinâmica. Esse equipamento é um cabo passando por duas roldanas preso a um peso que vai ser erguido. Então a pessoa vai exercer uma força nessa equipagem, causando uma aceleração.
    Essa lei é importante, pois é nela que estão as equações e cálculos fornecidos. Uma característica importante: quando aplicada a Segunda Lei de Newton aos acidentes e a utilização de cintos de segurança, a força do passageiro é a massa do veículo multiplicada pela aceleração.

    Disponível em:
    http:<//fisicafascinante.tumblr.com/post/27435394464/segunda-lei-de-newton> Acesso: 01 Mai 2014
    http:<//www.infopedia.pt/$lei-fundamental-da-dinamica> Acesso : 01 Mai 2014
    http:<//amostravirtual.blogspot.com.br/2009/06/isaac-newton-dinamica.html> Acesso: 06 Mai 2014

    Aluna: Luana Pereira Martins
    N°: 17
    1°A




    Olá Luana , gostei da sua resposta , seu exemplo sobre uma pessoa que esta em uma academia ficou muito interessante, pois qualquer pessoa que pratica esse exercício, pode estar praticando a 2ª Lei de Newton Princípio Fundamental da Dinâmica.
    avatar
    luana batista

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 16/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  luana batista em Seg 12 Maio 2014, 4:35 pm

    Olá pessoal,com base no textos que andei procurando, irei tentar falar sobre um pouco o que é a segunda Lei de Newton,Lei da Dinâmica.

    Então vamos la:O Princípio Fundamental da Dinâmica, ou 2ª Lei de Newton, fala sobre a interação entre corpos, chamada “força”, a partir das suas massas e acelerações.O princípio fundamental da dinâmica é o núcleo da mecânica clássica e é descrita pela equação:F = m.a .
    Portanto, verificamos neste momento que a 2ª Lei de Newton diz que a força aplicada é igual à razão da variação da quantidade de movimento num determinado período: F = ΔQ/Δt, F = m.v/ Δt, F = m.a. Ela parece simples, mas uma análise detalhada desse princípio nos revela algo um pouco mais complexo: A equação F = m.a é uma equação vetorial. Tanto a força quanto a aceleração são vetores e devem possuir a mesma direção e sentido. Essa equação se aplica a todos os corpos que estejam na superfície terrestre (ou em qualquer outro campo gravitacional), independente da direção ou sentido do movimento desse corpo, isto é, a gravidade está sempre lá, trazendo o corpo em direção a Terra.
    Um exemplo: Apesar da massa de um corpo ser fixa, não é o que ocorre com o peso, por exemplo:

    Um corpo de massa 20 kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2, possui o seguinte peso:

    P = 20 . 9,8
    P = 196 N

    O mesmo corpo, em outro planeta, como em Marte, onde g = 3,711 m/s2, possui o peso:

    P = 20 . 3,711
    P = 74,22 N

    Vemos que o peso no planeta Marte é bem menor que na Terra, pois, a gravidade em Marte é bem menor. Isso ocorre porque a gravidade g de um determinado local depende da massa do corpo. Como a massa de Marte é bem menor que a da Terra, ele também terá a gravidade menor.,

    Então é isso pessoal, tentei fazer da melhor forma para que todos entende sobre mais O Principio da Lei Fundamental da Mecânica/Dinâmica !
    Disponivel em: <http://www.efeitojoule.com/2011/03/principio-fundamental-da-dinamica.html> Acesso em: 12/05/2014 ás 17:00
    < http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm> Acesso em: 12/05/2014 ás 17:15
    Nome:Luana Batista
    Nº 16
    1º A
    avatar
    willian Lorenzetti

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Rua Antonio Bressan-475

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  willian Lorenzetti em Seg 12 Maio 2014, 5:41 pm

    Admin escreveu:
    willian Lorenzetti escreveu:Princípio Fundamental da Dinâmica foi enunciado por Isaac Newton no século XVII.




    A 2ª Lei de Newton esta no nosso dia-a-dia constantemente, por exemplo: quando abrimos a porta de casa ou do carro, quando andamos de bicicleta, etc. Quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo. A massa é muito importante, pois quanto menor a massa, maior a aceleração, e quanto maior a massa, menor a aceleração.

    Em equação:




    Segundo o vídeo quanto maior a força, maior a aceleração, mas como isso nos ajuda a entender a 2º Lei de Newton?
    Bom, se empurrarmos um carrinho com força x, ele vai ter uma aceleração y.

    O Principio Fundamental da Dinâmica entra também na Astronomia. Mas como? A NASA, quando enviou uma sonda para tentar explorar um planeta, eles tinham o objetivo de explorar apenas aquele planeta. Mas descobriram que poderiam usar uma série de impulsos auxiliados pela gravidade, utilizando como um "estilingue", gerando uma força, que produzia uma aceleração. Porém nesse caso, a Massa fica "de fora", pois no espaço, a gravidade é Zero!

    Na imagem um ônibus espacial em lançamento. Para ser lançado com sucesso, ele precisa da força que o combustível exerce, menos a força da gravidade e da resistência do ar. Ou seja, a força produzida pelo combustível precisa ser maior que a força de resistência do ar e a força da gravidade juntas.  



    Disponível em:
    http://ciencia.hsw.uol.com.br/voyager1.htm
    http://www.hugo.pro.br/astronomia_2.12.htm

    Aluno: Willian Lorenzetti
    Nº: 30
    Ano: 1 Ano A
    Matutino

    Olá Willian
    Gostei da sua resposta, informativa, criativa.
    Se tiver mais informações para inserir fique a vontade.
    att,
    Professor Sandro

    Obrigado!
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 6:31 pm

    vanderleiazahn escreveu:Ola pessoal ,o que podemos registrar sobre a segunda lei de newton e que a força resultante de um corpo e igual ao produto da massa pela aceleração a segunda lei de newton tambem nos mostra como força e aceleração se relacionam essas duas grandes riquezas sao diretamente proporcionais isso quer dizer que se aumenta a força a aceleração tambem aumenta na mesma proporção os exemplos das leis de newton com o nosso dia a dia sao quando alguém  esta dirigindo  e pisa no acelerador e aplicada uma força sobre o carro ou então  quando estamos jogando futebol e aplicada uma força sobre a bola ,ou seja quando estamos empurrando alguma coisa leve nao   precisamos aplicar muita força ao contrario de quando estamos empurrando uma coisa pesada temos que aplicar uma força bem maior .
    As leis de newton sao importantes na nossa vida para muitas coisas mais algumas que sempre usamos sao por exemplo para fazer cálculos calcular a velocidade das coisas e etc .


    Olá Vanderleia,
    Sua resposta está boa, você citou exemplos interessantes e gostei principalmente do jeito que você explicou a Segunda Lei de Newton.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Discutindo a 2ª Lei de Newton

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 26 Mar 2017, 8:38 pm