Este fórum tem o objetivo de trabalhar a disciplina de Física de uma forma diferenciada com os alunos


    Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Seg 04 Nov 2013, 9:56 am

    Caro (a) aluno (a):
    Vivemos num período que muitas vezes fazemos algumas atividades sem pensar que nela a Física está presente, visto que não temos o hábito de análise. As Leis de Newton é um assunto que está muito presente em nossa vida cotidiana, seja, no trânsito, em nosso trabalho, ou onde quer que seja, e devido a falta de conhecimento do assunto não percebemos. Para que tenhamos uma melhor percepção do quanto a Física está presente em nosso meio.

    Com base nos materiais disponibilizados e baseando-se em outras fontes de pesquisa que tenha feito, compartilhe com seus colegas:
    1- O que você pode registrar sobre a 3ª Lei de Newton?

    2- Qual o significado prático de Ação e reação?

    3- Você consegue encontrar alguma relação com o seu dia a dia entendendo mais sobre esta lei? Qual? Descreva esta situação.


    4- Depois de ter estudado sobre a Lei da ação e reação, em sua opinião qual a importância de conhecê-la? Escreva.


    Para participar é necessário você clicar em Responder e depois em Enviar.

    obs.: Para a atividade ser concluída é necessário que você de sua resposta pessoal e comentar a resposta de pelo menos dois colegas. Para comentar a resposta do colega é necessário clicar em citar.
    "Um fórum só é rico quando todos participam".


    Ao Participarem não esqueçam de colocar o número e a série em que estudam.

    LEMBREM-SE: NÃO VALE CÓPIA.

    Materiais:

    Curiosidades

    avatar
    janainafernanda_

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 18/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  janainafernanda_ em Qui 08 Maio 2014, 12:04 pm

    Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Umas das leis criadas por ele é a Terceira Lei de Newton, mais conhecida como Princípio da Ação e Reação, que podemos entender mais com os seguintes exemplos, em um chute de um jogador na bola de futebol, a força com que o pé chutou a bola faz com que haja também uma força da bola no pé, quando damos um tapa em alguém a força do tapa faz com que sua mão doa também, isso é a reação para qual a ação.
    Muito bom ter em conhecimento dessa lei por se tratar de ação e reação de algo praticado e em algumas situações  a reação pode machucar e sabendo mais sobre a lei podemos evitar também de que algo ruim aconteça.  Smile 
    Aluna: Janaina Fernanda de Mello
    Nº13
    Turma: 1º A.
    avatar
    willian Lorenzetti

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Rua Antonio Bressan-475

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  willian Lorenzetti em Sex 09 Maio 2014, 1:36 pm

    A 3ª Lei de Newton ou Principio da Ação de Reação é enunciada como:



    Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

    A 3ª Lei de Newton é a mais encontrada no nosso dia-a-dia, por exemplo: quando caminhamos, quando chutamos uma bola, etc.
    Segundo o vídeo que o professor postou: a gravidade nos ‘’empurra’’ para o chão, essa é a ação, e a reação é o chão nos empurrando com força igual e oposta. Quanto maior o tamanho e peso, maior a gravidade (isso explica por que os elefantes não podem pular  tongue ), e quanto menos o tamanho e peso, menor a gravidade (ex: os pássaros).

    O Principio da Ação e reação entra muito na Astronomia! Por exemplo:

    “Como resultado da interação, os planetésimos foram expulsos da região dos grandes planetas. Uma das mais importantes leis da Mecânica é a da Ação e Reação. Se A empurra B, A é empurrado por B na direção contrária. Portanto, se os grandes planetas empurram os planetésimo, também foram empurrados por eles.”
                                                                                                      Fascínio do Universo, Herança do Ano Internacional da Astronomia (2009)



    Isso explica a posição atual dos planetas nos dias de hoje.


    É muito importante conhecê-la, pois entra muito no nosso dia-a-dia, e muitas pessoas nem percebem! É importante também em muitas profissões, por exemplo a Astronomia  cheers . E também pode ajudar a explicar muitas coisas ainda sem explicação, como a origem do universo!

    Willian Lorenzetti
    Nº 30
    1º Ano A
    matutino
    avatar
    mayara

    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 24/02/2014

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  mayara em Sex 09 Maio 2014, 3:04 pm

    Olá pessoal , venho por meio desse texto e exemplos tentar explicar um pouco sobre a  3ª Lei de Newton ou Principio da Ação de Reação é enunciada como:
    Para toda força, que um corpo A aplica sobre um corpo B, dele A irá receber uma força de mesma direção, intensidade e sentido contrario.



    Assim |FA-B| = |FB-A|
    Em casos de troca de forças é indiferente saber qual corpo realizou a ação e qual realizou a reação, pois as forças sempre estarão juntas, quando existe uma ação sendo realizado sempre haverá uma reação. Que é o equivalente a dizer que não existe uma ação sem reação.
    Exemplos quando uma bola bate na parede a parede bate na bola com a mesma intensidade, direção e em sentido oposto.
    É usual utilizamos a notação F e – F quando representamos um par de forças ação-reação. O sinal negativo representa que o sentido da força é o oposto de F
    A natureza da força de reação é sempre a mesma da de ação, por exemplo ambas de contato, ou ambas elétricas, etc
    Outro exemplo é de pessoa caminhando,  quando caminhamos, fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.




    Após ter finalizado o estudo sobre a Terceira Lei  de Newton   conclui que  é muito importante saber dessa lei porque nós podemos usar em nosso dia a dia.

    http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/
    http://www.brasilescola.com/fisica/exemplos-pares-forca-acao-reacao.htm

    Aluna : Mayara Tatiane  de Souza
    Numero: 21
    Turma : 1° "A"
    Matutino
    avatar
    kauan_carvalho

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  kauan_carvalho em Sab 10 Maio 2014, 4:19 pm

    Olá pessoal, sobre a 3° Lei de Newton posso registrar que toda força que um corpo recebe é por causa de uma força que ele aplicou. É basicamente que quando nós empurramos um objeto ele está aplicando uma mesma força de volta.
    O significado prático é que toda força que você aplica em um objeto você receberá na mesma magnitude, mas de sentido oposto.
    Em relação ao meu dia a dia é quando caminhamos, nós fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.

    A importância de conhece-la é que ela faz parte do nosso dia a dia como por exemplo a caminhada que é um exercício físico muito bom para todas pessoas.

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/exemplos-pares-forca-acao-reacao.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 9:30 horas

    Disponível em:<https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130318115945AA9Kc3b> Acesso em: 10/05/2014 ás 11:18 horas

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/terceira-lei-newton.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 16:46 horas

    Nome: Kauan Aparecido de Carvalho
    n°: 16
    Série:1° B
    Turno: Matutino
    avatar
    andry

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 21/02/2014

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  andry em Dom 11 Maio 2014, 5:34 pm

    Terceira Lei de Newton
    A Terceira Lei de Newton diz que para qualquer força que um corpo A aplique a um corpo B, haverá, uma força de mesma intensidade,de mesma direção, mas de sentido contrário, aplicada pelo corpo B ao corpo A. Uma dessas duas forças podem ser chamadas de Ação e Reação.
    O significado Pratico de Ação e Reação é que toda força que você aplica em um objeto você receberá na mesma magnitude, mas de sentido oposto.
    Podemos encontrar alguns exemplos em nosso dia a dia como:
    * Quando você chuta uma bola, aplica ela uma força que a faz se movimentar, ela aplica a seu pé uma força, que você pode sentir.
    *Ao bater com a mão numa parede, você estará aplicando uma força a ela, ao mesmo tempo, sua mão receberá da parede uma força de mesma intensidade, que poderá até machucá-la.
    Minha opinião depois de ter estudado sobre a Terceira Lei de Newton e seu Principio da Ação e Reação é que é importante conhece-lá e que ela faz parte do nosso dia a dia.

    Nome: Andrieli Biesdorf
    N°: 02
    Série: 1°ano b
    Turno: Matutino
    avatar
    patrick lorenzetti

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 18
    Localização : toledo

    3ºLei de Newton

    Mensagem  patrick lorenzetti em Dom 11 Maio 2014, 6:45 pm

    Olá pessoal venho por meio deste texto tentar explicar a 3ºLei de Newton ou Princípio de Ação e Reação.Está Lei pode ser descrita como:

     Se o corpo A aplicar uma força sobre o corpo B,este reage exercendo no A uma outra força,de mesma intensidade e direção,mas no sentido contrário.
     A 3º Lei de Newton revela que as forças são o o resultado de interação entre corpos,uma característica muito importante é que todo par de forças ação e reação é que elas atuam em corpos distintos,nunca no mesmo corpo.Quando uma pessoa tenta empurrar/aplicar uma força sobre uma parede,a parede empurra a pessoa na mesma intensidade e mesma direção,mas sentido oposto.
     Um exemplo:um cavalo puxando uma carroça,o cavalo atua uma força sobre a carroça,e a carroça atua a mesma força sobre o cavalo.
     
    Outro exemplo:as rodas de um carro sobre a pista,as rodas aplicam uma força sobre a chão,e o chão sobre o carro,a reação será fazer o carro andar.

    A importância de conhecer a 3ºLei de Newton é saber que ela faz parte do nosso dia a dia mesmo sem muitas pessoas saberem.

    Aluno:Patrick Lorenzetti
    Nº:23
    Turma:1º'A'
    Matutino
    avatar
    patricia_webers

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-pr

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  patricia_webers em Dom 11 Maio 2014, 9:00 pm

    #3° Lei de Newton-Lei da Ação e reação 
    Oi pessoal, vou tentar por meio desse texto e imagem explicar um pouco sobre a Terceira Lei de Newton.

    Na 3° Lei de Newton ou lei da Ação e Reação, diz que:
    Se um corpo exerce uma determinada força sobre outro, este ira reagir e produzir sobre o primeiro uma força e direção igual, mas com o sentido oposto, ou seja uma ação sempre se opõe uma reação igual, mas, se dirigem a partes contrárias, de toda força de ação existe uma força de reação.
    Exemplo:
    Para se deslocar um nadador, precisa empurrar a aguá para trás, que assim reagi o empurrando  para frente.
    A importância dessa lei é que, ela esta presente em varias ações do nosso dia-a-dia, e muitas vesses nem pensamos nisso, como o exemplo citado a cima.
     Shocked 
    Patricia Webers N°21
    1°B  
    avatar
    gustavoteixeira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  gustavoteixeira em Dom 11 Maio 2014, 9:36 pm

    Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação, basicamente o que você entende sobre a 3 Lei de Newton, que se você aplicar uma força sobre um determinado corpo ele devolverá com a mesma força que você aplicou sobre ele. A 3 Lei de Newton esta muito presente em nosso dia-a-dia alguns exemplos são, se você jogar uma bola com uma determinada força em uma parede, por sua vez, a parede aplicara uma força sobre a bola fazendo com que ela volte, quando você esta caminhando você esta fazendo uma força sobre o solo, por sua vez, faz uma força sobre o nosso corpo, fazendo com que nós posemos caminhar, se você for martelar um prego em uma tábua, o martelo aplicara uma força sobre o prego, fazendo com que o prego penetre na tábua, por sua vez, o prego exerce uma força sobre o martelo. A importância da 3 Lei de Newton, é que ela esta muito presente em nosso dia-a-dia como ao trabalhar, estudar, entre outros.

    Nome:Gustavo Henrique Teixeira da Costa
    Numero:14
    Serie:1 B
    avatar
    vanderleiazahn

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 18
    Localização : toledo parana

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  vanderleiazahn em Seg 12 Maio 2014, 12:14 pm

    Ola pessoal o que podemos registrar sobre a terceira lei de newton e que ela e  a lei da ação e reação . alguns exemplos dessa lei com o nosso dia a dia  são quando uma bola bate na parede a parede bate na bola com a mesma intensidade ou quando uma pessoa caminha sobre uma superfície ela e direcionada para frente graças a força que ela aplicou sobre o chão.
    O que podemos concluir sobre a lei de newton e que se você  aplicar uma força sobre alguma coisa aquela força  voltara para você   na mesma intensidade que você aplicar a sua força .
    A terceira lei de newton e importante conhecermos ela melhor por que uma lei que e aplicada bastante no nosso dia a dia e muitas pessoas nem sabem da importância  dela .

    disponivel em :www.infoesola.com

    avatar
    ELIEZER

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : TOLEDO PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  ELIEZER em Seg 12 Maio 2014, 3:18 pm

    A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo a recebe.

    Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro.

    Também conhecida como lei da ação e reação, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas. O enunciado da terceira lei diz que:

    Nessa gravura temos o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando se chocam ambas exercem forças uma sobre a outra, e após o choque cada uma segue um caminho. Lembrando que essas forças são grandezas vetoriais, e como tal elas possuem módulo, direção e sentido. Tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários, como se pode perceber. Uma seta para a esquerda e outra para a direita.

    As forças de ação e reação não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.





    Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo. Essas podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças de campo.


    isso explica um pouco sobre a terceira lei de newton ..
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Seg 12 Maio 2014, 3:40 pm

    Olá pessoal venho através deste texto e vídeo explicar mais sobre a 3ª Lei de Newton ou Principio da Ação de Reação.





    A força é resultado da interação entre os corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo a recebe.
    Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro.
    Também conhecida como lei da ação e reação, essa é uma das três leis que Sir Isaac Newton determinou após realizar estudos sobre os movimentos e suas causas.
    Um exemplo prático da 3ª Lei de Newton posso dizer sobre uma pessoa que for da um soco na parede, ao dar o soco na parede a pessoa esta aplicando uma força contra a parede, e ao mesmo tempo a parede esta aplicando uma força sobre o braço da pessoa.


    Disponível em : http://www.mundoeducacao.com/fisica/terceira-lei-newton.htm
    Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=TO1t7aNtQEE
    Disponível em : http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/


    Aluno: Alysson Romão
    N°: 2
    1° ano "A"
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Seg 12 Maio 2014, 3:48 pm

    kauan_carvalho escreveu:Olá pessoal, sobre a 3° Lei de Newton posso registrar que toda força que um corpo recebe é por causa de uma força que ele aplicou. É basicamente que quando nós empurramos um objeto ele está aplicando uma mesma força de volta.
    O significado prático é que toda força que você aplica em um objeto você receberá na mesma magnitude, mas de sentido oposto.
    Em relação ao meu dia a dia é quando caminhamos, nós fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.

    A importância de conhece-la é que ela faz parte do nosso dia a dia como por exemplo a caminhada que é um exercício físico muito bom para todas pessoas.

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/exemplos-pares-forca-acao-reacao.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 9:30 horas

    Disponível em:<https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130318115945AA9Kc3b> Acesso em: 10/05/2014 ás 11:18 horas

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/terceira-lei-newton.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 16:46 horas

    Nome: Kauan Aparecido de Carvalho
    n°: 16
    Série:1° B
    Turno: Matutino



    Olá Kauan , achei muito interessante sua resposta o seu exemplo sobre o nosso dia-a-dia em quando estivermos caminhando , pois quando aplicamos uma força sobre o chão, o chão ao mesmo tempo aplica a mesma força sobre agente. Parabéns
    avatar
    Alysson Romão

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-Paraná

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Alysson Romão em Seg 12 Maio 2014, 3:58 pm

    vanderleiazahn escreveu:Ola pessoal o que podemos registrar sobre a terceira lei de newton e que ela e  a lei da ação e reação . alguns exemplos dessa lei com o nosso dia a dia  são quando uma bola bate na parede a parede bate na bola com a mesma intensidade ou quando uma pessoa caminha sobre uma superfície ela e direcionada para frente graças a força que ela aplicou sobre o chão.
    O que podemos concluir sobre a lei de newton e que se você  aplicar uma força sobre alguma coisa aquela força  voltara para você   na mesma intensidade que você aplicar a sua força .
    A terceira lei de newton e importante conhecermos ela melhor por que uma lei que e aplicada bastante no nosso dia a dia e muitas pessoas nem sabem da importância  dela .

    disponivel em :www.infoesola.com



    Olá Vanderleia , gostei da sua resposta , seus exemplos ficaram bons , pois você utilizou um exemplo do nosso dia-a-dia, em que uma criança esta brincando em casa de jogar bola, ela pode chutar a bola na parede, a bola ao tocar na parede aplica uma força, ao mesmo tempo a parede aplica a mesma força na bola fazendo ela voltar.
    avatar
    luana_patricia

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana_patricia em Seg 12 Maio 2014, 4:04 pm

    Olá pessoal, sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação  posso dizer que se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá dele uma força de mesma intensidade, mesma direção mas de sentido contrário, ou seja, o significado prático de Ação e Reação é que todo corpo que exerça uma ação sobre outro haverá uma reação no sentido contrário.

    São muitos os exemplos de ação e reação no nosso cotidiano, alguns deles  é quando andamos de bicicleta a ação é a força que fazemos para que ela se movimente e a reação é ela andar.  O mais comum é quando caminhamos, pois fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para  a frente e contrabalanceando a força peso.  Outro exemplo sem ser no nosso dia-a-dia é o que acontece com as turbinas dos aviões a jato. A turbina exerce uma força sobre o avião (ação). Este reage e exerce força sobre a turbina com a mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário (reação). O avião desloca-se na mesma direção da turbina, mas em sentido contrário à pressão emitida por esta.


    Após ter estudado sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação pude entender que ela está presente em quase todas as nossas ações do cotidiano e é importante saber as explicações de certas ocasiões.

    Disponível em: http://www.forcesystem.com.br/a-terceira-lei-de-newton-principio-da-acao-e-reacao/ acesso em:12/05/14 ás 17:11 horas.






    Nome: Luana Patricia  Nº: 19
    1''B''
    Matutino.


    Última edição por luana_patricia em Seg 12 Maio 2014, 4:12 pm, editado 1 vez(es)
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    3º Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 4:09 pm

    A Terceira Lei de Newton, explica o fato de que qualquer ação(força) que um corpo determina sobre um outro corpo, gera uma reação(força contrária), de mesma direção, de mesma intensidade, mas no sentido oposto da ação.
    O significado prático de Ação e Reação é que toda força sobre algo propicia uma força igual mas no sentido contrário. Outra coisa que essa Lei nos diz é que forças sempre interagem aos pares, ou seja, é o resultado da interação de dois corpos.
    Para facilitar vou citar exemplos de dois esportes, o vôlei e o snowboard:
    No voleibol, quando um jogador saca ele aplica uma determinada força sobre a bola, que irá se movimentar em alta velocidade, ao mesmo tempo a bola aplica na mão do jogador a mesma força mas no sentido oposto. Isso também acontece em outros fundamentos desse esporte como, ataque, recepção e o passe.
    Outro esporte que vou exemplificar vai ser o snowboard, que ocorre sobre o gelo, quando uma pessoa desse em uma pista de gelo, a prancha está aplicando uma certa força sobre o gelo, e o gelo igualmente está aplicando a força sobre a prancha mas no sentido contrário, e se esse esportista subir em alta velocidade sobre uma rampa, ele irá praticamente saltar sobre o ar, e no mesmo instânte a gravidade irá colocar uma força sobre a pessoa que ao entrar em contato com a superficie, a propiciara a mesma força(reação).
    Já no meu dia a dia está lei está presente em praticamente tudo como por exemplo, quando derrubo um copo com água no chão, a força que esse copo irá aplicar sobre a superficie ele receberá de volta, isso explica o por que do copo quebrar. Ao andarmos nossos pés empurram o chão e o chão nos empurra, assim podemos caminhar. Ao empurrarmos algum objeto de nossa casa (ex:sofá) nos aplicamos uma força que o fará mover mas ele também nos aplica uma força igual a qual sentimos.
    Na minha opinião essa Lei é importante, pois através dela podemos explicar fatos que acontecem a todo instânte com todos, e que sem o registro da 3º Lei de Newton, nunca teriamos conhecimento como tais fênomenos acontecem em nosso cotidiano.
    Aluno: Leomar Caetano de Oliveira.
    Nº: 17.
    Turma: 1 ano B.

    avatar
    luana_patricia

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana_patricia em Seg 12 Maio 2014, 4:20 pm

    leomar_caetano escreveu:A Terceira Lei de Newton, explica o fato de que qualquer ação(força) que um corpo determina sobre um outro corpo, gera uma reação(força contrária), de mesma direção, de mesma intensidade, mas no sentido oposto da ação.
    O significado prático de Ação e Reação é que toda força sobre algo propicia uma força igual mas no sentido contrário. Outra coisa que essa Lei nos diz é que forças sempre interagem aos pares, ou seja, é o resultado da interação de dois corpos.
    Para facilitar vou citar exemplos de dois esportes, o vôlei e o snowboard:
    No voleibol, quando um jogador saca ele aplica uma determinada força sobre a bola, que irá se movimentar em alta velocidade, ao mesmo tempo a bola aplica na mão do jogador a mesma força mas no sentido oposto. Isso também acontece em outros fundamentos desse esporte como, ataque, recepção e o passe.
    Outro esporte que vou exemplificar vai ser o snowboard, que ocorre sobre o gelo, quando uma pessoa desse em uma pista de gelo, a prancha está aplicando uma certa força sobre o gelo, e o gelo igualmente está aplicando a força sobre a prancha mas no sentido contrário, e se esse esportista subir em alta velocidade sobre uma rampa, ele irá praticamente saltar sobre o ar, e no mesmo instânte a gravidade  irá colocar uma força sobre a pessoa que ao entrar em contato com a superficie, a propiciara a mesma força(reação).
    Já no meu dia a dia está lei está presente em praticamente tudo como por exemplo, quando derrubo um copo com água no chão, a força que esse copo irá aplicar sobre a superficie ele receberá de volta, isso explica o por que do copo quebrar. Ao andarmos nossos pés empurram o chão e o chão nos empurra, assim podemos caminhar. Ao empurrarmos algum objeto de nossa casa (ex:sofá) nos aplicamos uma força que o fará mover mas ele também nos aplica uma força igual a qual sentimos.
    Na minha opinião essa Lei é importante, pois através dela podemos explicar fatos que acontecem a todo instânte com todos, e que sem o registro da 3º Lei de Newton, nunca teriamos conhecimento como tais fênomenos acontecem em nosso cotidiano.
    Aluno: Leomar Caetano de Oliveira.
    Nº: 17.
    Turma: 1 ano B.



    Olá Leomar, sua resposta ficou interessante, pois você citou os exemplos dos esportes e explicou com detalhes a 3ª Lei de Newton.
    avatar
    luana_patricia

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana_patricia em Seg 12 Maio 2014, 4:24 pm

    kauan_carvalho escreveu:Olá pessoal, sobre a 3° Lei de Newton posso registrar que toda força que um corpo recebe é por causa de uma força que ele aplicou. É basicamente que quando nós empurramos um objeto ele está aplicando uma mesma força de volta.
    O significado prático é que toda força que você aplica em um objeto você receberá na mesma magnitude, mas de sentido oposto.
    Em relação ao meu dia a dia é quando caminhamos, nós fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para a frente e contrabalanceando a força peso.

    A importância de conhece-la é que ela faz parte do nosso dia a dia como por exemplo a caminhada que é um exercício físico muito bom para todas pessoas.

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/exemplos-pares-forca-acao-reacao.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 9:30 horas

    Disponível em:<https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20130318115945AA9Kc3b> Acesso em: 10/05/2014 ás 11:18 horas

    Disponível em:<http://www.brasilescola.com/fisica/terceira-lei-newton.htm> Acesso em: 10/05/2014 ás 16:46 horas

    Nome: Kauan Aparecido de Carvalho
    n°: 16
    Série:1° B
    Turno: Matutino

    Olá kauan interessante sua resposta, pois você citou o exemplo mais comum que é quando caminhamos , e também explicou bem o assunto.
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 4:55 pm

    andry escreveu: Terceira Lei de Newton
    A Terceira Lei de Newton diz que para qualquer força que um corpo A aplique a um corpo B, haverá, uma força de mesma intensidade,de mesma direção, mas de sentido contrário, aplicada pelo corpo B ao corpo A. Uma dessas duas forças podem ser chamadas de Ação e Reação.
    O significado Pratico de Ação e Reação é que toda força que você aplica em um objeto você receberá na mesma magnitude, mas de sentido oposto.
    Podemos encontrar alguns exemplos em nosso dia a dia como:
    * Quando você chuta uma bola, aplica ela uma força que a faz se movimentar, ela aplica a seu pé uma força, que você pode sentir.
    *Ao bater com a mão numa parede, você estará aplicando uma força a ela, ao mesmo tempo, sua mão receberá da parede uma força de mesma intensidade, que poderá até machucá-la.
    Minha opinião depois de ter estudado sobre a Terceira Lei de Newton e seu Principio da Ação e Reação é que é importante conhece-lá e que ela faz parte do nosso dia a dia.

    Nome: Andrieli Biesdorf
    N°: 02
    Série: 1°ano b
    Turno: Matutino
    Olá Andrieli,
    Sua resposta está boa, gostei de seus exemplos, pois nos mostra de uma forma bem simples oque essa Lei quer dizer.
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 5:01 pm

    gustavoteixeira escreveu: Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação, basicamente o que você entende sobre a 3 Lei de Newton, que se você aplicar uma força sobre um determinado corpo ele devolverá com a mesma força que você aplicou sobre ele. A 3 Lei de Newton esta muito presente em nosso dia-a-dia alguns exemplos são, se você jogar uma bola com uma determinada força em uma parede, por sua vez, a parede aplicara uma força sobre a bola fazendo com que ela volte, quando você esta caminhando você esta fazendo uma força sobre o solo, por sua vez, faz uma força sobre o nosso corpo, fazendo com que nós posemos caminhar, se você for martelar um prego em uma tábua, o martelo aplicara uma força sobre o prego, fazendo com que o prego penetre na tábua, por sua vez, o prego exerce uma força sobre o martelo. A importância da 3 Lei de Newton, é que ela esta muito presente em nosso dia-a-dia como ao trabalhar, estudar, entre outros.

    Nome:Gustavo Henrique Teixeira da Costa
    Numero:14
    Serie:1 B
    Olá Gustavo,
    Sua resposta está bem detalhada em alguns pontos, principalmente nos exemplos, assim nos permitindo compreender melhor essa Lei através de coisas que todos nós fazemos no dia-a-dia.
    avatar
    gustavoteixeira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  gustavoteixeira em Seg 12 Maio 2014, 5:11 pm

    luana_patricia escreveu:Olá pessoal, sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação  posso dizer que se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá dele uma força de mesma intensidade, mesma direção mas de sentido contrário, ou seja, o significado prático de Ação e Reação é que todo corpo que exerça uma ação sobre outro haverá uma reação no sentido contrário.

    São muitos os exemplos de ação e reação no nosso cotidiano, alguns deles  é quando andamos de bicicleta a ação é a força que fazemos para que ela se movimente e a reação é ela andar.  O mais comum é quando caminhamos, pois fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para  a frente e contrabalanceando a força peso.  Outro exemplo sem ser no nosso dia-a-dia é o que acontece com as turbinas dos aviões a jato. A turbina exerce uma força sobre o avião (ação). Este reage e exerce força sobre a turbina com a mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário (reação). O avião desloca-se na mesma direção da turbina, mas em sentido contrário à pressão emitida por esta.


    Após ter estudado sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação pude entender que ela está presente em quase todas as nossas ações do cotidiano e é importante saber as explicações de certas ocasiões.

    Disponível em: http://www.forcesystem.com.br/a-terceira-lei-de-newton-principio-da-acao-e-reacao/ acesso em:12/05/14 ás 17:11 horas.






    Nome: Luana Patricia  Nº: 19
    1''B''
    Matutino.

    Olá Luana, parabéns pelo empenho em desenvolver sua atividade, você soube explicar muito bem como funciona a 3 Lei de Newton, gostei muito do exemplo das turbinas dos aviões a jato.
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 5:13 pm

    luana_patricia escreveu:Olá pessoal, sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação  posso dizer que se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá dele uma força de mesma intensidade, mesma direção mas de sentido contrário, ou seja, o significado prático de Ação e Reação é que todo corpo que exerça uma ação sobre outro haverá uma reação no sentido contrário.

    São muitos os exemplos de ação e reação no nosso cotidiano, alguns deles  é quando andamos de bicicleta a ação é a força que fazemos para que ela se movimente e a reação é ela andar.  O mais comum é quando caminhamos, pois fazemos uma força sobre o solo que, por sua vez, faz uma força sobre nosso corpo, impulsionando-o para  a frente e contrabalanceando a força peso.  Outro exemplo sem ser no nosso dia-a-dia é o que acontece com as turbinas dos aviões a jato. A turbina exerce uma força sobre o avião (ação). Este reage e exerce força sobre a turbina com a mesma intensidade e direção, mas em sentido contrário (reação). O avião desloca-se na mesma direção da turbina, mas em sentido contrário à pressão emitida por esta.


    Após ter estudado sobre a 3ª Lei de Newton ou Princípio da Ação e Reação pude entender que ela está presente em quase todas as nossas ações do cotidiano e é importante saber as explicações de certas ocasiões.

    Disponível em: http://www.forcesystem.com.br/a-terceira-lei-de-newton-principio-da-acao-e-reacao/ acesso em:12/05/14 ás 17:11 horas.






    Nome: Luana Patricia  Nº: 19
    1''B''
    Matutino.
    Olá Luana,
    Sua resposta ficou muito interessante e ao mesmo tempo bem detalhada, já que a mesma explica bem o significado da Ação e Reação e também cita exemplos de coisas que fazemos diariamente até explicações do deslocamento de um avião e sua relação com essa Lei.
    avatar
    leomar_caetano

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  leomar_caetano em Seg 12 Maio 2014, 5:26 pm

    vanderleiazahn escreveu:Ola pessoal o que podemos registrar sobre a terceira lei de newton e que ela e  a lei da ação e reação . alguns exemplos dessa lei com o nosso dia a dia  são quando uma bola bate na parede a parede bate na bola com a mesma intensidade ou quando uma pessoa caminha sobre uma superfície ela e direcionada para frente graças a força que ela aplicou sobre o chão.
    O que podemos concluir sobre a lei de newton e que se você  aplicar uma força sobre alguma coisa aquela força  voltara para você   na mesma intensidade que você aplicar a sua força .
    A terceira lei de newton e importante conhecermos ela melhor por que uma lei que e aplicada bastante no nosso dia a dia e muitas pessoas nem sabem da importância  dela .

    disponivel em :www.infoesola.com

    Olá Vanderleia,
    Sua resposta ficou boa, você explicou a Segunda Lei de Newton de uma forma que pude conpreender muito bem, mas ficaria bem interessante com mais exemplos.
    avatar
    cristian_fiorentin

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 12/02/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  cristian_fiorentin em Seg 12 Maio 2014, 6:02 pm

    Olá pessoal, venho através desse texto explicar um pouco sobre a 3° Lei de Newton

    Para qualquer força que um corpo aplique a um corpo B haverá uma força de mesma intensidade de mesma direção mas de sentido contrario aplicada pelo corpo B ao corpo A. Uma dessas duas forças não importa qual pode ser chamada de Ação e a outra Reação

    Exemplo:

    Quando você chuta uma bola aplica a ela uma força que a faz se movimentar simultaneamente ala aplica a seu pé uma força que você pode sentir

    Um avião movido a hélice não pode se deslocar no vácuo e sim nó ar pois a hélice empurra o fluido ar para trás e recebe a a reação para frente que move o veiculo num meio onde não existe fluido a hélice não pode funcionar do mesmo mode que não podemos nadar sem aguá

    No caso de um foguete ou avião o jato as forças de ação e reação são trocadas entre o aparelho e os gases por ele expelidos independentemente do meio se uma espaçonave no vácuo necessitar fazer por exemplo uma curva utilizará jatos laterais


    Aluno: Cristian Fiorentin                                                                                                                                                        
    1°Ano B
    avatar
    kauan_carvalho

    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Colégio Estadual Antonio José Reis Toledo PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  kauan_carvalho em Seg 12 Maio 2014, 6:51 pm

    gustavoteixeira escreveu:  Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação, basicamente o que você entende sobre a 3 Lei de Newton, que se você aplicar uma força sobre um determinado corpo ele devolverá com a mesma força que você aplicou sobre ele. A 3 Lei de Newton esta muito presente em nosso dia-a-dia alguns exemplos são, se você jogar uma bola com uma determinada força em uma parede, por sua vez, a parede aplicara uma força sobre a bola fazendo com que ela volte, quando você esta caminhando você esta fazendo uma força sobre o solo, por sua vez, faz uma força sobre o nosso corpo, fazendo com que nós posemos caminhar, se você for martelar um prego em uma tábua, o martelo aplicara uma força sobre o prego, fazendo com que o prego penetre na tábua, por sua vez, o prego exerce uma força sobre o martelo. A importância da 3 Lei de Newton, é que ela esta muito presente em nosso dia-a-dia como ao trabalhar, estudar, entre outros.

    Nome:Gustavo Henrique Teixeira da Costa
    Numero:14
    Serie:1 B

    Olá Gustavo, achei sua resposta muito interessante, pois você citou vários exemplos como o da bola, que você estará aplicando a ação ao jogar a bola contra a parede e a parede estará aplicando a reação de volta em sua direção. Parabéns.

    Conteúdo patrocinado

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 27 Abr 2017, 2:34 pm