Este fórum tem o objetivo de trabalhar a disciplina de Física de uma forma diferenciada com os alunos


    Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Compartilhe
    avatar
    luanapereira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luanapereira em Ter 13 Maio 2014, 3:14 pm

    kauan_carvalho escreveu:
    gustavoteixeira escreveu:  Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação, basicamente o que você entende sobre a 3 Lei de Newton, que se você aplicar uma força sobre um determinado corpo ele devolverá com a mesma força que você aplicou sobre ele. A 3 Lei de Newton esta muito presente em nosso dia-a-dia alguns exemplos são, se você jogar uma bola com uma determinada força em uma parede, por sua vez, a parede aplicara uma força sobre a bola fazendo com que ela volte, quando você esta caminhando você esta fazendo uma força sobre o solo, por sua vez, faz uma força sobre o nosso corpo, fazendo com que nós posemos caminhar, se você for martelar um prego em uma tábua, o martelo aplicara uma força sobre o prego, fazendo com que o prego penetre na tábua, por sua vez, o prego exerce uma força sobre o martelo. A importância da 3 Lei de Newton, é que ela esta muito presente em nosso dia-a-dia como ao trabalhar, estudar, entre outros.

    Nome:Gustavo Henrique Teixeira da Costa
    Numero:14
    Serie:1 B

    Olá Gustavo, achei sua resposta muito interessante, pois você citou vários exemplos como o da bola, que você estará aplicando a ação ao jogar a bola contra a parede e a parede estará aplicando a reação de volta em sua direção. Parabéns.

    Oi, podemos citar também a questão de quando chutamos com força a bola na trave, ela vem coma mesma força podendo acertar a gente
    avatar
    luanapereira

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luanapereira em Ter 13 Maio 2014, 3:38 pm

    guilhermeceajor escreveu:sobre a 3 lei de newton

    A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.

    Ou seja, se um objeto exerce uma força sobre outro objeto, este outro exerce uma força de mesma intensidade, de mesma direção e em sentido oposto

    As forças de ação e reação possuem as seguintes características:

    Possuem a mesma natureza, ou seja, são ambas de contato ou de campo;
    São forças trocadas entre dois corpos;
    Não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.
    A terceira lei é muito comum no cotidiano. O ato de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão.

    como na foto abaixo:


    Oi, muito boa as suas características de ação e reação, além do ato de caminhar também tem o ato de correr, quando estamos jogando a bola na parede.
    avatar
    luana batista

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 16/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana batista em Ter 13 Maio 2014, 4:27 pm

    Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton Ação e Reação. Também denominada princípio da ação e reação, ela pode ser enunciada da seguinte forma:A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias. Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida pelo principio da ação e reação, proposto por Newton.
    Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:
    Têm mesma intensidade
    Têm mesma direção
    Têm sentidos opostos
    Têm a mesma natureza
    As chamadas forças de ação e reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes. A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.
    Outro exemplo:temos o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando se chocam ambas exercem forças uma sobre a outra, e após o choque cada uma segue um caminho. Lembrando que essas forças são grandezas vetoriais, e como tal elas possuem módulo, direção e sentido. Tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários.Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo. Essas podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças de campo.
    Aluna: Luana Batista
    Nº16
    Turma: 1º A.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Ter 13 Maio 2014, 4:47 pm

    A Terceira Lei de Newton, ou princípio da Ação e Reação, pode ser enunciada da seguinte forma: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá desta a mesma força em sentido contrário.
    As forças sempre estarão aos pares, quando existe uma ação sendo realizado sempre haverá uma reação. Que é o equivalente a dizer que não existe uma ação sem reação.
    O significado prático é se você aplica uma força sobre determinado objeto a mesma será aplicada a você só que em sentido contrário.
    Por exemplo quando você chuta uma bota a força que é aplicada é a mesma que ela aplicará contra você.
    Em meu dia a dia esta lei está presente quando caminho, vou para a frente graças a força que realizo sobre o chão.
    O estudo dessa lei foi muito importante pois ele nos trás muito mais sobre o assunto do que aprendemos na sala de aula, acho que isso facilita o entendimento de muitos que tem dificuldade e aumenta o conhecimento de quem já entendia.
    .
    NOME:Hector Dallanora
    N°:12
    1°a
    avatar
    luana batista

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 16/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana batista em Ter 13 Maio 2014, 5:29 pm

    willian Lorenzetti escreveu:A 3ª Lei de Newton ou Principio da Ação de Reação é enunciada como:



    Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

    A 3ª Lei de Newton é a mais encontrada no nosso dia-a-dia, por exemplo: quando caminhamos, quando chutamos uma bola, etc.
    Segundo o vídeo que o professor postou: a gravidade nos ‘’empurra’’ para o chão, essa é a ação, e a reação é o chão nos empurrando com força igual e oposta. Quanto maior o tamanho e peso, maior a gravidade (isso explica por que os elefantes não podem pular  tongue ), e quanto menos o tamanho e peso, menor a gravidade (ex: os pássaros).

    O Principio da Ação e reação entra muito na Astronomia! Por exemplo:

    “Como resultado da interação, os planetésimos foram expulsos da região dos grandes planetas. Uma das mais importantes leis da Mecânica é a da Ação e Reação. Se A empurra B, A é empurrado por B na direção contrária. Portanto, se os grandes planetas empurram os planetésimo, também foram empurrados por eles.”
                                                                                                      Fascínio do Universo, Herança do Ano Internacional da Astronomia (2009)



    Isso explica a posição atual dos planetas nos dias de hoje.


    É muito importante conhecê-la, pois entra muito no nosso dia-a-dia, e muitas pessoas nem percebem! É importante também em muitas profissões, por exemplo a Astronomia  cheers . E também pode ajudar a explicar muitas coisas ainda sem explicação, como a origem do universo!

    Willian Lorenzetti
    Nº 30
    1º Ano A
    matutino

    Parabens sua resposta ficou otima,inclusive esta muito entre nosso dia a dia e nós simplesmente não percebemos.
    avatar
    AgnaldoFernandes

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 13/03/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  AgnaldoFernandes em Ter 13 Maio 2014, 5:40 pm

    janainafernanda_ escreveu:Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Umas das leis criadas por ele é a Terceira Lei de Newton, mais conhecida como Princípio da Ação e Reação, que podemos entender mais com os seguintes exemplos, em um chute de um jogador na bola de futebol, a força com que o pé chutou a bola faz com que haja também uma força da bola no pé, quando damos um tapa em alguém a força do tapa faz com que sua mão doa também, isso é a reação para qual a ação.
    Muito bom ter em conhecimento dessa lei por se tratar de ação e reação de algo praticado e em algumas situações  a reação pode machucar e sabendo mais sobre a lei podemos evitar também de que algo ruim aconteça.  Smile 
    Aluna: Janaina Fernanda de Mello
    Nº13
    Turma: 1º A.

    Janaina sua resposta esta um pouco mal completada, mas tenho certeza de que irá melhorar . Smile 
    avatar
    AgnaldoFernandes

    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 13/03/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  AgnaldoFernandes em Ter 13 Maio 2014, 5:44 pm

    patrick lorenzetti escreveu:Olá pessoal venho por meio deste texto tentar explicar a 3ºLei de Newton ou Princípio de Ação e Reação.Está Lei pode ser descrita como:

     Se o corpo A aplicar uma força sobre o corpo B,este reage exercendo no A uma outra força,de mesma intensidade e direção,mas no sentido contrário.
     A 3º Lei de Newton revela que as forças são o o resultado de interação entre corpos,uma característica muito importante é que todo par de forças ação e reação é que elas atuam em corpos distintos,nunca no mesmo corpo.Quando uma pessoa tenta empurrar/aplicar uma força sobre uma parede,a parede empurra a pessoa na mesma intensidade e mesma direção,mas sentido oposto.
     Um exemplo:um cavalo puxando uma carroça,o cavalo atua uma força sobre a carroça,e a carroça atua a mesma força sobre o cavalo.
     
    Outro exemplo:as rodas de um carro sobre a pista,as rodas aplicam uma força sobre a chão,e o chão sobre o carro,a reação será fazer o carro andar.

    A importância de conhecer a 3ºLei de Newton é saber que ela faz parte do nosso dia a dia mesmo sem muitas pessoas saberem.

    Aluno:Patrick Lorenzetti
    Nº:23
    Turma:1º'A'
    Matutino

       Patrick sua resposta está muito boa as imagens ajudaram bastante a ter um entendimento melhor do conteúdo. study 
    avatar
    luana batista

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 16/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana batista em Ter 13 Maio 2014, 5:44 pm

    luana batista escreveu:  Olá pessoal, venho tentar explicar um pouco mais sobre a 3 Lei de Newton Ação e Reação. Também denominada princípio da ação e reação, ela pode ser enunciada da seguinte forma:A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias. Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as forças exercidas são mútuas. Tanto A exerce força em B, como B exerce força em A. A interação entre corpos é regida pelo principio da ação e reação, proposto por Newton.
    Toda vez que um corpo A exerce uma força Fa em um corpo B, este também exerce em A uma força Fb tal que estas forças:
    Têm mesma intensidade
    Têm mesma direção
    Têm sentidos opostos
    Têm a mesma natureza
    As chamadas forças de ação e reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes. A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e de sentidos opostos.
    Outro exemplo:temos o choque entre duas bolinhas de tamanhos diferentes. Quando se chocam ambas exercem forças uma sobre a outra, e após o choque cada uma segue um caminho. Lembrando que essas forças são grandezas vetoriais, e como tal elas possuem módulo, direção e sentido. Tanto a força FBA quanto a força FAB possuem mesmo módulo, mesma direção, porém sentidos contrários.Os pares de ação e reação podem ser formados tanto por forças de contato, com é o caso desse exemplo acima, como também pelas forças de campo. Essas podem ser formadas a partir da interação de forças como a elétrica, a magnética e a gravitacional, que se caracterizam como forças de campo.
    É importante nós estudar sobre ação e reação,pois hoje em dia isso é muito comum no nosso cotidiano que nós nem percebemos,e estudando tiramos mais aprendizado,cada um dos colegas da um tipo de resposta,e assim vai aumentando mais nosso conhecimento,não somente nós estudos mais sim no nosso dia-a-dia.Ação e reação é dois corpos igual,mais que se dirigem em partes contrarias.
    Aluna: Luana Batista
    Nº16
    Turma: 1º A.
    avatar
    luana batista

    Mensagens : 8
    Data de inscrição : 16/02/2014
    Idade : 17
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  luana batista em Ter 13 Maio 2014, 5:59 pm

    AgnaldoFernandes escreveu:
    patrick lorenzetti escreveu:Olá pessoal venho por meio deste texto tentar explicar a 3ºLei de Newton ou Princípio de Ação e Reação.Está Lei pode ser descrita como:

     Se o corpo A aplicar uma força sobre o corpo B,este reage exercendo no A uma outra força,de mesma intensidade e direção,mas no sentido contrário.
     A 3º Lei de Newton revela que as forças são o o resultado de interação entre corpos,uma característica muito importante é que todo par de forças ação e reação é que elas atuam em corpos distintos,nunca no mesmo corpo.Quando uma pessoa tenta empurrar/aplicar uma força sobre uma parede,a parede empurra a pessoa na mesma intensidade e mesma direção,mas sentido oposto.
     Um exemplo:um cavalo puxando uma carroça,o cavalo atua uma força sobre a carroça,e a carroça atua a mesma força sobre o cavalo.
     
    Outro exemplo:as rodas de um carro sobre a pista,as rodas aplicam uma força sobre a chão,e o chão sobre o carro,a reação será fazer o carro andar.

    A importância de conhecer a 3ºLei de Newton é saber que ela faz parte do nosso dia a dia mesmo sem muitas pessoas saberem.

    Aluno:Patrick Lorenzetti
    Nº:23
    Turma:1º'A'
    Matutino

       Patrick sua resposta está muito boa as imagens ajudaram bastante a ter um entendimento melhor do conteúdo. study 

    Sua resposta esta muito bom,por que ela é muito presente no nosso dia-a-dia,parabens.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Ter 13 Maio 2014, 6:01 pm

    AgnaldoFernandes escreveu:
    janainafernanda_ escreveu:Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Umas das leis criadas por ele é a Terceira Lei de Newton, mais conhecida como Princípio da Ação e Reação, que podemos entender mais com os seguintes exemplos, em um chute de um jogador na bola de futebol, a força com que o pé chutou a bola faz com que haja também uma força da bola no pé, quando damos um tapa em alguém a força do tapa faz com que sua mão doa também, isso é a reação para qual a ação.
    Muito bom ter em conhecimento dessa lei por se tratar de ação e reação de algo praticado e em algumas situações  a reação pode machucar e sabendo mais sobre a lei podemos evitar também de que algo ruim aconteça.  Smile 
    Aluna: Janaina Fernanda de Mello
    Nº13
    Turma: 1º A.

       Janaina sua resposta esta um pouco mal completada, mas tenho certeza de que irá melhorar . Smile 
    Olá Janaina, achei sua resposta muito boa pois você além de fazer aquilo que era proposto, também trouxe para nós onde nasceu, quem foi e o que fez Isaac Newton.

    hector dallanora

    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 17
    Localização : Toledo-PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  hector dallanora em Ter 13 Maio 2014, 6:09 pm

    andry escreveu:
    patricia_webers escreveu:
    #3° Lei de Newton-Lei da Ação e reação 
    Oi pessoal, vou tentar por meio desse texto e imagem explicar um pouco sobre a Terceira Lei de Newton.

    Na 3° Lei de Newton ou lei da Ação e Reação, diz que:
    Se um corpo exerce uma determinada força sobre outro, este ira reagir e produzir sobre o primeiro uma força e direção igual, mas com o sentido oposto, ou seja uma ação sempre se opõe uma reação igual, mas, se dirigem a partes contrárias, de toda força de ação existe uma força de reação.
    Exemplo:
    Para se deslocar um nadador, precisa empurrar a aguá para trás, que assim reagi o empurrando  para frente.

    A importância dessa lei é que, ela esta presente em varias ações do nosso dia-a-dia, e muitas vesses nem pensamos nisso, como o exemplo citado a cima.
     Shocked 
    Patricia Webers N°21
    1°B  
    Oi Patricia
    Sua resposta ficou muito legal, nela você explicou muito bem a lei da ação e reação e seu exemplo foi muito interessante do nadador.
    Olá Patricia, achei bem interessante a maneira que você explicou sobre o atleta que pratica natação. Já faz um ano que pratico esta modalidade e não sabia que estava praticando a terceira lei de Newton.
    avatar
    cleiton_ricardo

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 19
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  cleiton_ricardo em Ter 13 Maio 2014, 7:07 pm

    patrick lorenzetti escreveu:Olá pessoal venho por meio deste texto tentar explicar a 3ºLei de Newton ou Princípio de Ação e Reação.Está Lei pode ser descrita como:

     Se o corpo A aplicar uma força sobre o corpo B,este reage exercendo no A uma outra força,de mesma intensidade e direção,mas no sentido contrário.
     A 3º Lei de Newton revela que as forças são o o resultado de interação entre corpos,uma característica muito importante é que todo par de forças ação e reação é que elas atuam em corpos distintos,nunca no mesmo corpo.Quando uma pessoa tenta empurrar/aplicar uma força sobre uma parede,a parede empurra a pessoa na mesma intensidade e mesma direção,mas sentido oposto.
     Um exemplo:um cavalo puxando uma carroça,o cavalo atua uma força sobre a carroça,e a carroça atua a mesma força sobre o cavalo.
     
    Outro exemplo:as rodas de um carro sobre a pista,as rodas aplicam uma força sobre a chão,e o chão sobre o carro,a reação será fazer o carro andar.

    A importância de conhecer a 3ºLei de Newton é saber que ela faz parte do nosso dia a dia mesmo sem muitas pessoas saberem.

    Aluno: Patrik Lorenzetti
    Nº:23
    Turma:1º'A'
    Matutino

    ola!Patrik sua resposta esta muito boa, ela me ajudou a complementar meu conhecimento quanto ao assunto tanto no fórum quanto na escola muito bom você ter colocado o exemplo do caro quando sofre uma ação
    avatar
    diego henrique

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 24/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  diego henrique em Ter 13 Maio 2014, 7:31 pm

    luanapereira escreveu:A Terceira Lei de Newton (Princípio da Ação e Reação) é interpretada da seguinte forma: Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B haverá uma força de mesma intensidade, mesma direção, mas de sentido oposto aplicado pelo corpo B ao corpo A. As forças de ação e reação têm como características: ambas de contato, forças nulas e atuando em corpos distintos.
    Essa lei é muito comum no cotidiano. Ao caminhar o individuo é direcionado para frente graça a força que os pés aplicam ao chão. Quando uma pessoa da um soco em uma tabua uma ação, esta aplicando uma força; a tabua também aplica uma força na mão lhe devolvendo assim uma reação.  A cabeça da pessoa troca forças de contato com a bola.
    Os gases da explosão do combustível(B) trocam forças de contato com as paredes do foguete ou do avião a jato (A).


    O carro, através das rodas troca forças de contato com o solo. O ima (A) troca força de campo com  o ima(B).
    Além disso, durante um soco na cara, as forças trocadas entre a mão e o rosto tem a mesma intensidade, mas quem sofre maior dor é o rosto, pois seus ossos tem menor resistência que os ossos da mão; ou seja, os ossos do rosto são frágeis.

    Quando um cavalo puxa uma charrete, aplicando sobre ela uma força reação de mesma intensidade mesma direção, mas de sentido contrário, que vai dificultar o movimento do cavalo.

    Ao disparar uma bala o fuzil e a bala trocam forças de mesma intensidade mas a aceleração da bala é maior porque sua massa é menor.
    Essa lei é importante pois em alguns casos a ação e reação pode machucar como por exemplo o soco na parede, então devemos usar esse principio da forma correta.

    Aluna:Luana Pereira Martins
    Nº:17
    1ºA
    Olá Luana achei sua resposta bem explicativa você conseguiu explicar bem sobre a Ação e Reação e o exemplo esta bom
    avatar
    diego henrique

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 24/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  diego henrique em Ter 13 Maio 2014, 7:32 pm

    Olá pessoal venho por meio deste texto tentar explicar a 3ºLei de Newton ou Princípio de Ação e Reação.
    A terceira lei de Newton é fundamental e importante,pois afirma que para cada ação existe uma reação igual e contrária,em melhores palavras é quando nós empurramos um objeto ele está aplicando uma mesma força de volta.
    Em relação ao meu dia a dia é quando andamos, podemos observar ao andarmos fazemos uma força para trás(empurrando o chão), e imediatamente há uma reação de sentido oposto a essa força que nos impulsiona para frente.
    A importância dessa lei é que ela esta presente em varias ações do nosso dia-a-dia.

    Aluno: Diego
    Nº:05
    Turma:1º'A'
    Matutino
    avatar
    diego henrique

    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 24/02/2014
    Idade : 17

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  diego henrique em Ter 13 Maio 2014, 7:35 pm

    hector dallanora escreveu:
    andry escreveu:
    patricia_webers escreveu:
    #3° Lei de Newton-Lei da Ação e reação 
    Oi pessoal, vou tentar por meio desse texto e imagem explicar um pouco sobre a Terceira Lei de Newton.

    Na 3° Lei de Newton ou lei da Ação e Reação, diz que:
    Se um corpo exerce uma determinada força sobre outro, este ira reagir e produzir sobre o primeiro uma força e direção igual, mas com o sentido oposto, ou seja uma ação sempre se opõe uma reação igual, mas, se dirigem a partes contrárias, de toda força de ação existe uma força de reação.
    Exemplo:
    Para se deslocar um nadador, precisa empurrar a aguá para trás, que assim reagi o empurrando  para frente.

    A importância dessa lei é que, ela esta presente em varias ações do nosso dia-a-dia, e muitas vesses nem pensamos nisso, como o exemplo citado a cima.
     Shocked 
    Patricia Webers N°21
    1°B  
    Oi Patricia
    Sua resposta ficou muito legal, nela você explicou muito bem a lei da ação e reação e seu exemplo foi muito interessante do nadador.
    Olá Patricia, achei bem interessante a maneira que você explicou sobre o atleta que pratica natação. Já faz um ano que pratico esta modalidade e não sabia que estava praticando a terceira lei de Newton.
    Oi Patricia sua resposta está muito boa as imagens ajudaram bastante a ter um entendimento melhor do conteúdo e o exemplo do nadador e muito importante.
    avatar
    cleiton_ricardo

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 21/02/2014
    Idade : 19
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  cleiton_ricardo em Ter 13 Maio 2014, 7:36 pm

    ola! A terceira lei é muito comum no cotidiano. O modo  de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão como mostra a image



    Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro.
     E um exemplo comum no dia a dia e quando estamos num caro e ele sai rapidamente nosso corpo sofre uma força sendo arremessado para trás por causa da força que o corpo recebe, o mesmo acontece quando e carro e freia do o corpo sofre a reação para frente como mostra a image


    e importante saber sobre a 3ºLei de Newton para que nos posamos ficar ciente que e muito bom ter precauções

    Aluno:Cleiton Ricardo
    Nº:04
    Turma:1º'A'
    Matutino" />
    avatar
    Lucas Santos

    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 11/03/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Lucas Santos em Ter 13 Maio 2014, 8:04 pm

    Terceira Lei de Newton

    Também denominada princípio da ação e reação, ela pode ser enunciada da seguinte forma:
    Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

    Assim, |FA-B| = |FB-A|.
      A terceira lei é muito comum no cotidiano. O ato de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão.


    Aluno:Lucas Vinicius dos Santos
    N:18
    Ano:1°A
    avatar
    patrick lorenzetti

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 18
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  patrick lorenzetti em Ter 13 Maio 2014, 9:29 pm

    leomar_caetano escreveu:A Terceira Lei de Newton, explica o fato de que qualquer ação(força) que um corpo determina sobre um outro corpo, gera uma reação(força contrária), de mesma direção, de mesma intensidade, mas no sentido oposto da ação.
    O significado prático de Ação e Reação é que toda força sobre algo propicia uma força igual mas no sentido contrário. Outra coisa que essa Lei nos diz é que forças sempre interagem aos pares, ou seja, é o resultado da interação de dois corpos.
    Para facilitar vou citar exemplos de dois esportes, o vôlei e o snowboard:
    No voleibol, quando um jogador saca ele aplica uma determinada força sobre a bola, que irá se movimentar em alta velocidade, ao mesmo tempo a bola aplica na mão do jogador a mesma força mas no sentido oposto. Isso também acontece em outros fundamentos desse esporte como, ataque, recepção e o passe.
    Outro esporte que vou exemplificar vai ser o snowboard, que ocorre sobre o gelo, quando uma pessoa desse em uma pista de gelo, a prancha está aplicando uma certa força sobre o gelo, e o gelo igualmente está aplicando a força sobre a prancha mas no sentido contrário, e se esse esportista subir em alta velocidade sobre uma rampa, ele irá praticamente saltar sobre o ar, e no mesmo instânte a gravidade  irá colocar uma força sobre a pessoa que ao entrar em contato com a superficie, a propiciara a mesma força(reação).
    Já no meu dia a dia está lei está presente em praticamente tudo como por exemplo, quando derrubo um copo com água no chão, a força que esse copo irá aplicar sobre a superficie ele receberá de volta, isso explica o por que do copo quebrar. Ao andarmos nossos pés empurram o chão e o chão nos empurra, assim podemos caminhar. Ao empurrarmos algum objeto de nossa casa (ex:sofá) nos aplicamos uma força que o fará mover mas ele também nos aplica uma força igual a qual sentimos.
    Na minha opinião essa Lei é importante, pois através dela podemos explicar fatos que acontecem a todo instânte com todos, e que sem o registro da 3º Lei de Newton, nunca teriamos conhecimento como tais fênomenos acontecem em nosso cotidiano.
    Aluno: Leomar Caetano de Oliveira.
    Nº: 17.
    Turma: 1 ano B.

    Olá Leomar,gostei da sua resposta pois você citou como está lei atua no vôlei e no snowboard,não sabia que a prancha exercia uma força sobre o gelo.
    avatar
    patrick lorenzetti

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 19/02/2014
    Idade : 18
    Localização : toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  patrick lorenzetti em Ter 13 Maio 2014, 9:35 pm

    cleiton_ricardo escreveu:ola! A terceira lei é muito comum no cotidiano. O modo  de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão como mostra a image



    Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro.
     E um exemplo comum no dia a dia e quando estamos num caro e ele sai rapidamente nosso corpo sofre uma força sendo arremessado para trás por causa da força que o corpo recebe, o mesmo acontece quando e carro e freia do o corpo sofre a reação para frente como mostra a image


    e importante saber sobre a 3ºLei de Newton para que nos posamos ficar ciente que e muito bom ter precauções

    Aluno:Cleiton Ricardo
    Nº:04
    Turma:1º'A'
    Matutino" />
    Olá Cleiton,achei sua resposta interessante,pois você citou o exemplo do carro que acontece com todas as pessoas.
    avatar
    yanacarolina

    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 28/02/2014
    Idade : 18

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  yanacarolina em Ter 13 Maio 2014, 10:23 pm

    Ola pessoal vou registrar um pouco sobre a terceira lei de Newton, ou o principio de Ação e Reação.



    Se o corpo A exercer uma força em um corpo B, o corpo B vai exercer a mesma força do corpo A. Assim como (F A-B) e (F B-A) F representa um par de forças Ação-Reação, o sinal negativo quer dizer que o sentido da força é oposto de F. Um exemplo que eu posso dar sobre o dia-a-dia: é que se o martelo exerce uma força sobre um prego, fazendo com que ele penetre na madeira. O prego exerce uma força sobre o martelo.Outro exemplo: é sobre a bola de tênis e a raquete se um jogador de tênis está rebatendo uma bola. é claro que , ao fazer a bola mudar de velocidade no instante do impacto, a raquete está exercendo uma força sobre ela. Mas a bola também exerce uma força sobre a raquete. Essa força possui a mesma intensidade da força que a raquete exerce sobre a bola.



    É importante a terceira lei por que ela está presente no nosso dia-a-dia e é importante saber as explicações.  Smile"

    Aluna: Yana Carolina de Souza
    Nº: 31
    Série: 1º A
    avatar
    Paula Bejola

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola em Qua 14 Maio 2014, 1:17 pm

    Olá!
          Como é de conhecimento geral a 3º Lei de Newton tem como "apelido" Lei da ação e reação. Ou seja que toda ação praticada terá de volta uma reação a aquela ação. É importante entender que a terceira lei de Newton é uma lei para explicar as interações entre os corpos. Não é uma lei de resultante.Três itens importantes para reconhecer Ação e Reação:
    -          As forças de ação e reação atuam em corpos diferentes;
    -          Ação e reação não podem se anular, não possuem resultante;
    -          Ocorre a troca de agentes entre os corpos que fazem as forças.
          Mas o que seria essa ação e reação em um exemplo do cotiano? Podemos usar como exemplo quando a uma fruta está em queda livre, de um lugar alto e ela esta madura e se encontra com o solo, a fruta que caiu e adquiriu uma velocidade alta, e chocou-se contra o solo recebera o mesmo impacto que aplicou a terra. Ou seja a ação do corpo ao cair provocou a reação do solo, e por a massa do solo ser superior a da fruta ele a danifica, entrando ai também a Segunda Lei de Newton.
           Outro exemplo é quando um foguete lança os gases da combustão para trás e vai para frente, faz uso da terceira lei. Algumas experiências são produzidas assim para ilustrar a ação e reação.Uma experiência fácil de fazer, que ilustra a terceira lei de Newton, é fazer um carrinho andar com o ar de uma bola.
    O vídeo abaixo mostra isso.

    Acho interessante sabermos essa lei pois para muitos que não possuem esse conhecimento acham que a maioria das vezes só ele aplica a força sobre algo quando na verdade os dois se aplicam a mesma força.  Smile 

    Algumas informações disponíveis em:
    http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/
    http://www.explicatorium.com/CFQ9-Newton-Lei-3.php
    http://soumaisenem.com.br/fisica/o-movimento-o-equilibrio-e-descoberta-de-leis-fisicas/acao-e-reacao-terceira-lei-de-newton[/url]

    Paula Bejola
    Numero: 24
    1º "A" matutino CEAJOR  Wink
    avatar
    Paula Bejola

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola em Qua 14 Maio 2014, 1:31 pm

    cleiton_ricardo escreveu:ola! A terceira lei é muito comum no cotidiano. O modo  de caminhar e o lançamento de um foguete são exemplos da aplicação dessa lei. Ao caminharmos somos direcionados para frente graças à força que nossos pés aplicam sobre o chão como mostra a image



    Isaac Newton durante seus estudos percebeu que toda ação correspondia a uma reação. Ele percebeu que em uma interação entre dois corpos, o primeiro exerce uma força sobre o outro e o segundo também exerce uma força sobre o primeiro.
     E um exemplo comum no dia a dia e quando estamos num caro e ele sai rapidamente nosso corpo sofre uma força sendo arremessado para trás por causa da força que o corpo recebe, o mesmo acontece quando e carro e freia do o corpo sofre a reação para frente como mostra a image


    e importante saber sobre a 3ºLei de Newton para que nos posamos ficar ciente que e muito bom ter precauções

    Aluno:Cleiton Ricardo
    Nº:04
    Turma:1º'A'
    Matutino" />
    Olá Cleiton gostei da maneira simples e comum dos exemplos que você utilizou mas acho que você teria capacidade para desnvolver algo mais explicativo  Wink 
    avatar
    Paula Bejola

    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 14/02/2014
    Idade : 18
    Localização : Toledo -PR

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Paula Bejola em Qua 14 Maio 2014, 1:33 pm

    yanacarolina escreveu:Ola pessoal vou registrar um pouco sobre a terceira lei de Newton, ou o principio de Ação e Reação.



    Se o corpo A exercer uma força em um corpo B, o corpo B vai exercer a mesma força do corpo A. Assim como (F A-B) e (F B-A) F representa um par de forças Ação-Reação, o sinal negativo quer dizer que o sentido da força é oposto de F. Um exemplo que eu posso dar sobre o dia-a-dia: é que se o martelo exerce uma força sobre um prego, fazendo com que ele penetre na madeira. O prego exerce uma força sobre o martelo.Outro exemplo: é sobre a bola de tênis e a raquete se um jogador de tênis está rebatendo uma bola. é claro que , ao fazer a bola mudar de velocidade no instante do impacto, a raquete está exercendo uma força sobre ela. Mas a bola também exerce uma força sobre a raquete. Essa força possui a mesma intensidade da força que a raquete exerce sobre a bola.



    É importante a terceira lei por que ela está presente no nosso dia-a-dia e é importante saber as explicações.  Smile"

    Aluna: Yana Carolina de Souza
    Nº: 31
    Série: 1º A
    Olá Yana gostei do exemplo do martelo que você citou, da maneira simples com que achou para nos apresentar essa lei, parabéns  cheers
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Qua 14 Maio 2014, 2:09 pm

    janainafernanda_ escreveu:Isaac Newton, nascido em Woolsthorpe, em 4 de janeiro de 1643, foi físico e matemático e descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Umas das leis criadas por ele é a Terceira Lei de Newton, mais conhecida como Princípio da Ação e Reação, que podemos entender mais com os seguintes exemplos, em um chute de um jogador na bola de futebol, a força com que o pé chutou a bola faz com que haja também uma força da bola no pé, quando damos um tapa em alguém a força do tapa faz com que sua mão doa também, isso é a reação para qual a ação.
    Muito bom ter em conhecimento dessa lei por se tratar de ação e reação de algo praticado e em algumas situações  a reação pode machucar e sabendo mais sobre a lei podemos evitar também de que algo ruim aconteça.  Smile 
    Aluna: Janaina Fernanda de Mello
    Nº13
    Turma: 1º A.

    Olá Janaina
    Sua resposta ficou adequada, porém acredito que pode aprofundá-la mais.
    att,
    Professor Sandro Albarello
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 821
    Data de inscrição : 16/03/2010
    Idade : 42
    Localização : Toledo

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Admin em Qua 14 Maio 2014, 2:11 pm

    willian Lorenzetti escreveu:A 3ª Lei de Newton ou Principio da Ação de Reação é enunciada como:



    Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

    A 3ª Lei de Newton é a mais encontrada no nosso dia-a-dia, por exemplo: quando caminhamos, quando chutamos uma bola, etc.
    Segundo o vídeo que o professor postou: a gravidade nos ‘’empurra’’ para o chão, essa é a ação, e a reação é o chão nos empurrando com força igual e oposta. Quanto maior o tamanho e peso, maior a gravidade (isso explica por que os elefantes não podem pular  tongue ), e quanto menos o tamanho e peso, menor a gravidade (ex: os pássaros).

    O Principio da Ação e reação entra muito na Astronomia! Por exemplo:

    “Como resultado da interação, os planetésimos foram expulsos da região dos grandes planetas. Uma das mais importantes leis da Mecânica é a da Ação e Reação. Se A empurra B, A é empurrado por B na direção contrária. Portanto, se os grandes planetas empurram os planetésimo, também foram empurrados por eles.”
                                                                                                      Fascínio do Universo, Herança do Ano Internacional da Astronomia (2009)



    Isso explica a posição atual dos planetas nos dias de hoje.


    É muito importante conhecê-la, pois entra muito no nosso dia-a-dia, e muitas pessoas nem percebem! É importante também em muitas profissões, por exemplo a Astronomia  cheers . E também pode ajudar a explicar muitas coisas ainda sem explicação, como a origem do universo!

    Willian Lorenzetti
    Nº 30
    1º Ano A
    matutino

    Olá Willian
    Parabéns pelo empenho. Sua resposta ficou adequada, com informações interessantes.
    att,
    Professor Sandro Albarello

    Conteúdo patrocinado

    Re: Discutindo a 3ª Lei de Newton

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 25 Jun 2017, 8:02 pm